Carnaval 2018 : Novo regulamento de avaliação privilegia a transparência

14/02/2018 14:09 - Modificado em 14/02/2018 14:09
| Comentários fechados em Carnaval 2018 : Novo regulamento de avaliação privilegia a transparência

Um dos aspectos que marca o Carnaval do Mindelo 2018 é a nova organização em particular como o novo regulamento de avaliação dos concursos entre os grupos oficiais resultante do trabalho entre a Liga dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (LIGOC-SV) e a CMSV. Este novo regulamento acaba com o “ júri, espião” que escondido avaliava sem os avaliados saber quem os avalia e com que regras eram avaliados. De acordo como o Presidente da LIGOC-SV “o novo regulamento traz acima de tudo transparência e coloca todos os grupos em pé de igualdade na forma como são avaliados “

São os seguintes quesitos que foram avaliados para a atribuição das notas aos grupos:

  1. Bateria
    Música
    iii. Harmonia
    iv. Evolução
    v. Enredo
    vi. Carros alegóricos e adereços
    vii. Fantasias
    viii. Comissão de frente
    ix. Mestre-sala e Porta-bandeira

Com este novo modelo de avaliação os quesitos individuais como Rei, Rainha, rainha de bateria ficam de fora da avaliação, sendo avaliados no conjunto do grupo dentro dos quesitos estabelecidos. Ser o rei de Carnaval ou Rainha do Carnaval ou Rainha da Bateria não está em avaliação. Isto significa que a classificação geral dos grupos não interfere com as classificações dos itens individuais e vice-versa.

Este regulamento privilegia o desempenho coletivo no conjunto da avaliação. E neste sentido a Comissão de Frente, ultima aquisição feita ao Carnaval Carioca, assume a categoria de quesito. O mestre-sala e porta-bandeira que eram destaques individuais e premiados passam a quesito. As rainhas de Bateria, que vinham ganhando protagonismo no nosso carnaval não atingem o nível da Porta-bandeira e mestre-sala.

Daqui a pouco vamos ficar a saber como o júri interpretou  o novo regulamento da hora de atribuição das notas

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.