UCID: “Um Santo Antão com vários problemas pela falta de chuva”

12/02/2018 20:51 - Modificado em 12/02/2018 20:53
| Comentários fechados em UCID: “Um Santo Antão com vários problemas pela falta de chuva”

Da visita realizada, no último fim-de-semana, pela UCID a ilha de Santo Antão para inteirar dos efeitos do mau agrícola e das medidas implementadas, o balanço “é de um Santo Antão com vários problemas pela falta de chuva e de uma degradação ambiental”. E reporta varias situações vividas na ilha que merecem a atenção das autoridades responsáveis.

E, sobre o programa de mitigação dos efeitos a UCID pede para o governo “avaliar o processo e criar outros mecanismos para que os criadores possam salvar o seu gado”. E neste aspeto António Monteiro, presidente da UCID, insere outro problema verificado na ilha, que é a questão do desemprego. “Desemprego é uma fragilidade enorme e por não terem recursos complementares para juntar aos chegues” e assim poder comprar a ração”. E um dos pedidos para que as pessoas possam trocar os cheques diretamente por ração. A falta de recursos por parte das pessoas, segundo Monteiro, levar as pessoas a manter os cheques em casa sem conseguir adquirir ração.

Sobre a barragem de canto cagarra para Monteiro “é uma desolação total”. E o apelo é que seja criada as condições para que possa funcionar e ter utilidade para as pessoas. “Precisa de ter um posto de transformação para que as bombas possam funcionar para ajudar nos que já estão criados”.

Um aspeto social sublinhado pela UCID, na zona de Alagoa, como retrata é a condição de vida das pessoas da terceira idade, Uma situação que classifica de anormal, com nove graus de temperaturas, dentro das casas são “extremamente frias”. E pede ao governo e organizações que possa ter em conta esta situação.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.