Palácio do Povo recebe exposição AKUABA – África | Cabo Verde – Raízes 

8/02/2018 23:20 - Modificado em 8/02/2018 23:20
| Comentários fechados em Palácio do Povo recebe exposição AKUABA – África | Cabo Verde – Raízes 

As portas do Palácio do Povo abriram-se ao público para a inauguração da exposição AKUABA – África | Cabo Verde – Raízes, homenagem aos artistas cabo-verdianos dada a sua importância para a cultura do país. A exposição é uma demonstração e apreço pela expressão artística nacional, alargando um abraço para as artes do continente Africano.

O acervo da exposição é da responsabilidade da Galeria Akuaba do Mindelo, e teve como coordenação Carlos Morbey Silva e Louise Horais, da Galeria Akuaba. No Palácio do Povo estão expostos ao público memoriais, expressões e culturas entrançadas na história do país e do continente. Para além de objectos da cultura nacional poderá ainda apreciar a arte feita um pouco por todo o continente. “Estes objectos são histórias abandonadas, criadas, recuperadas. Cruzamo-nos com coisas estranhas, obras de diferentes lugares e tempos que dialogam de formas surpreendentes e compelem-nos a criar uma narrativa que configura a nossa experiência neste lugar”.

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, presidiu à abertura da exposição. Um momento importante quando o Palácio do Povo, cedido pela Presidência da República ao Povo de São Vicente, se torna num espaço de encontro de culturas. Demonstra-se satisfeito pelo facto de ter colocado o espaço à disposição da sociedade civil e sublinha o compromisso de “fazer do edifício um espaço de arte e cultura”.

O Edil Augusto Neves demonstra-se também satisfeito com a utilização do edifício e o seu sentimento é que “é a melhor forma de valorizar o património”.

No discurso de abertura, o autor da exposição, Carlos Silva, demonstrou-se agradecido pela oportunidade de realizar esta exposição e pelo valor simbólico do local que a acolhe.

FICHA TÉCNICA

AKUABA
África | Cabo Verde. Raízes
Curadoria: Ana Sofia Reis

Acervo: Galeria Akuaba
Parceiros Institucionais: Câmara Municipal de São Vicente | M_EIA
Enquadramento Académico: M_EIA – Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura

Coordenação: Carlos Morbey Duarte Silva e Louise Horais
Projecto Expositivo: Ana Sofia Reis, Arquitecta
Comunicação: OII – Cultura Comunicação Imagem
Design de Comunicação: Laboratório de Artes Digitais | M_EIA

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.