Porto Novo: Tudo a postos para o Carnaval

8/02/2018 01:39 - Modificado em 8/02/2018 01:39
| Comentários fechados em Porto Novo: Tudo a postos para o Carnaval

Este ano, a Festa do Rei Momo da cidade do Porto Novo leva à avenida principal apenas dois grupos oficiais que estão, neste momento, a “todo o gás” nos preparativos para mais um Carnaval.

De acordo com o Vereador da Cultura, inscreveram-se anteriormente três grupos para o desfile oficial do dia 13 de Fevereiro, no entanto, o grupo Bota Fogo, por motivos organizacionais, não sai este ano, deixando apenas os grupos Viajantes do Espaço e Estrelas-do-mar, vencedor do Carnaval 2017, a disputarem os prémios do Carnaval 2018.

Entretanto, apesar de apenas dois grupos oficiais, Nilson Santos acredita que haverá milhares de pessoas a saírem às ruas da cidade para brincarem o Carnaval.

Ainda sobre os desfiles, a edilidade avança que como nos anos anteriores, haverá prémios para os grupos oficiais, os grupos de animação e também será reservado um prémio simbólico para o melhor grupo espontâneo, no valor de 10 mil escudos.

O primeiro lugar do Carnaval do Porto Novo leva para casa sessenta mil escudos, o segundo quarenta mil. Ainda haverá prémios para o melhor carro alegórico, Rei e Rainha, Mestre de Sala e Porta-bandeira, Rainha de Bateria e melhor música, prémios entre vinte mil a cinco mil escudos. Os prémios estão a cargo da autarquia, bem como a montagem de todo o Entrudo.

O Vereador avança ainda que para esta quinta-feira está agendada uma visita aos estaleiros para avaliar o andamento dos trabalhos e que toda a logística referente aos desfiles já está quase pronta, bem como a constituição dos jurados.

“Sem a Câmara Municipal, não haveria o Carnaval do Porto Novo, uma vez que é um dos maiores responsáveis por todos os encargos referentes à festa do Rei Momo. Está envolvida em todos os aspectos, desde a atribuição de subsídios aos grupos, passando pela logística de ensaios dos grupos, a atribuição de prémios e montagem de toda a estrutura relevante para que a cidade do Porto Novo possa ter um bom desfile”, salienta Nilson Santos.

Diz ainda que a CMPN conta com a colaboração do Ministério das Indústrias Criativas com 200 mil escudos atribuídos a cada um dos grupos oficiais. Por seu lado, a Câmara possui um orçamento de mil contos referente à organização do Carnaval 2018.

De acordo com o Vereador da Cultura do Porto Novo, segundo a agenda dos desfiles, na sexta e sábado desfilarão pelas avenidas as escolas do pré-escolar e ensino básico. No sábado, as escolas secundárias do município levarão milhares de alunos às ruas, com uma animação diferente para o início dos desfiles.

Na terça-feira os dois grupos desfilarão na avenida a partir das 14:30. Ainda não foi feito o sorteio para decidir qual deles sairá primeiro.

Diz ainda que o Carnaval deste ano será uma homenagem ao activista cultural Domingos Martinho do Rosário, conhecido como “Domingos de Gusta” que faleceu no ano passado e que era um grande dinamizador do Carnaval do Porto Novo e das Festas de Romaria do Concelho. Foi ainda Presidente do Estrelas-do-mar, grupo oficial do Carnaval e um dos membros do colectivo Berlim, Covada e Abufador, dos desfiles de romaria de São João

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.