MCIC efetua visita de trabalho de três dias a São Vicente

6/02/2018 01:03 - Modificado em 6/02/2018 01:03

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, efetua, de 05 a 07 de fevereiro, uma visita de trabalho à ilha de São Vicente para, entre outros propósitos, acompanhar os projetos estruturantes que estão em curso naquela ilha, como a implementação do novo estatuto do Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD), a preparação do processo de início das obras de reabilitação e construção da sede da mesma instituição, e o desenho da programação anual do Centro Cultural de Mindelo (CCM).

Na agenda do ministro consta ainda trabalhos de preparação de início das atividades da Cesária Évora Academia de Artes (CEAA) no Mindelo, a instalação da “Coleção Permanente de Arte Contemporânea”.

A “Coleção Permanente de Arte Contemporânea”(CPAC) foi criada pelo Governo através da resolução nº 80/2017 de 25 de julho. Em São Vicente, o MCIC vai traçar, juntamente com a sua equipa o plano de execução e montagem do Núcleo de Mindelo da CPAC. Este projeto visa constituir o primeiro museu de arte contemporânea de Cabo Verde, com sede em Mindelo, tendo outro núcleo na cidade da Praia e um terceiro rotativo pelos municípios. Todas as obras adquiridas pelas instituições do Estado ao longo destes quarenta e dois (42) anos de independência serão reorganizadas e enquadradas para que o público possa fruir livremente dessa coleção nacional.

O governante vai ainda visitar os estaleiros do carnaval dos grupos da ilha de São Vicente e os respetivos ensaios. Esta visita tem como propósito o acompanhamento do processo de montagem de toda a logística de organização do carnaval de São Vicente, este ano totalmente assumido pela câmara municipal e pela Liga de Carnaval e que conta ainda com um forte envolvimento dos privados. O MCIC vai ainda acompanhar a rodagem do documentário sobre a vida de Cesária Évora, a convite da produtora responsável.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.