Vulcanologistas seguem actividade sísmica da ilha Brava

31/10/2023 13:42 - Modificado em 31/10/2023 13:42
Imagens Marco C. Pereira – Sandra Wong

Vulcanologistas estão a acompanhar a actividade sísmica que está a acontecer junto da ilha Brava desde os tremores de terra registados na tarde de segunda-feira, disse hoje o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.

“Técnicos vulcanologistas estão a acompanhar a actividade sísmica, que baixou, embora ainda seja de registar alguma actividade”, referiu à margem do debate sobre o estado da Justiça que decorre na Assembleia Nacional.

Os tremores de terra de segunda-feira, com uma magnitude entre 4,0 e 4,5 na escala de Richter, foram sentidos pela população e causaram um ferido ligeiro, acrescentou o ministro, havendo relatos nas redes sociais de fissuras nalgumas construções.

O sismo foi sentido constantemente desde início da tarde de domingo, 29, contudo, segundo testemunhas, por poucos minutos, mas, com alguma intensidade.

Entretanto, o sismo também afectou a ilha do Fogo em várias localidades, tal como confirmou a delegação local da Inforpress.

Na ilha do Fogo o abalo sísmico foi sentido com intensidade na cidade de São Filipe e um pouco por toda a ilha do Fogo e deixou a população preocupada.

O sismo de maior intensidade e que foi sentida pela maioria da população aconteceu às 21:00, mas segundo informações do INMG houve um tremor de terra às 21:22, mas de menor intensidade.

Cerca de 5.500 pessoas vivem na ilha da Brava e algumas, ouvidas pela Lusa, contam que alguns residentes preferiram dormir ao relento, com medo de haver novos sismos que pudessem destruir habitações. Paulo Rocha referiu que há uma equipa do Serviço Nacional de Protecção Civil a caminho da ilha, para se juntar aos trabalhos das autoridades locais.

“A situação é de tranquilidade”, referiu, recomendado que a população permaneça alerta, mas reconhecendo que este é um contexto que os residentes já conhecem.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) de Cabo Verde, os epicentros dos sismos de segunda-feira localizaram-se entre dois a três quilómetros da costa da ilha, entre as zonas de Vinagre e Aguada.

Cerca de 30 quilómetros a este da ilha Brava está o vulcão da ilha do Fogo, que entrou em erupção, pela última vez, em 2014.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.