Cancro: Governo quer capacitar hospitais centrais com maiores capacidades

5/02/2018 00:50 - Modificado em 5/02/2018 00:50
| Comentários fechados em Cancro: Governo quer capacitar hospitais centrais com maiores capacidades

Declarações feitas pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, para assinalar o Dia Mundial de Luta contra o cancro.

Este afirma que o governo está a trabalhar para melhorar durante o ano de 2018 a capacidade a nível de todas as estruturas de saúde do país, nomeadamente a nível dos dois hospitais centrais: o Hospital Agostinho Neto e o Hospital Baptista de Sousa.

Neste sentido, afirmou que Cabo Verde espera continuar com a parceria de Portugal na evacuação e tratamento de doenças, já que o país ainda não tem a capacidade de resposta em todas as vertentes, mas garante que vários passos estão a ser dados para que o país possa ter capacidade de tratamento interno.

Cabo Verde regista, anualmente, mais 500 mortes por cancro, segundo dados apresentados pela directora do Serviço de Oncologia do Hospital Agostinho Neto, Hirondina Borges, que aponta o cancro do estômago, da próstata, da mama, e do colo do útero como os mais mortíferos. E que a maioria dos tipos de cancro estão relacionados com o estilo de vida.

A comemoração da efeméride, aprovada na Carta de Paris a 04 de Fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio, visa chamar a atenção de líderes governamentais, gestores de saúde e formadores de opinião, para reduzir até 2020, a doença que está a ameaçar as futuras gerações em todo o mundo.

Estima-se que o número de casos de cancro e mortes relacionadas a nível mundial venha a duplicar -se nos próximos 20 a 40 anos, especialmente nos países em desenvolvimento, os menos equipados para lidar com o impacto social e económico da doença.

O Dia Mundial do Cancro é um evento global que visa unir a população em torno da luta contra o cancro e destina-se a salvar vidas humanas, através da sensibilização e da educação.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.