Eleições Uni-CV: Judite vence mas Furtado vai impugnar

2/02/2018 01:19 - Modificado em 2/02/2018 01:19

Judite do Nascimento foi escolhida para mais um mandato de quatro anos como reitora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), conforme os resultados da segunda volta das eleições desta quarta-feira, 31 de Janeiro, divulgados pela Comissão Eleitoral.

Conquistando 52,70% dos votos, contra os 41,88% de Artur Furtado, a comunidade académica reconfirmou a sua confiança na professora Judite do Nascimento que foi reeleita à sua própria sucessão, nas eleições que registaram 4,36% votos em branco e 1,06% votos nulo.

Em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), a reitora afirmou que encara com “naturalidade” a vitória, mas com “sentido de responsabilidade”, porque o voto de confiança significa “muito mais trabalho”, explicando que o seu primeiro passo vai ser no sentido de “começar a preparar para uma maior articulação” , para um trabalho conjunto, com vista a driblar os desafios para o desenvolvimento da instituição.

Mas Artur Furtado adversário de Judite Nascimento na segunda volta da eleição para o cargo de reitor da Universidade de Cabo Verde, pode avançar com um pedido de impugnação. Em declarações ao Expresso das ilhas o candidato derrotado considera que “Estamos a estudar a hipótese de impugnar estas eleições. Questionamos todo o processo eleitoral. Estamos convencidos de que desde o início houve condicionamento, medidas tomadas que condicionaram os resultados”

O professor garante que a sua candidatura teve conhecimento de “situações irregulares que só na véspera confirmamos mas, por ser já dia de reflexão, o tempo não nos permitiu intervir. Legalmente, não tínhamos como agir”.

  1. Bruno Castro

    Parabens para Dra Judite . Ganhou e ganhou bem porque no meio dos 4 candidatos só ela é que tinha programa, perfil e postura para ser REITOR de uma Universidade.

    Enquanto o Sr. Artur ele foi a 2ª volta monitorizado ou (dado corda).

    É para lembrar ao Sr. Artur porque estamos em Cabo Verde e nao em Stº Tomé. Cabo verde respeita os resultados eleitorais para quem for.

    O vencedor tem que ser 1. Nunca pode ter 2 vencedores.
    Por isso aceita os resultados com delicadeza porque nao tem mais para o Sr. e vamos trabalhar de maos dadas para o bem da UNICV!!
    Força lá Dra Judite
    Para o Sr. Artur talvez e preparar mais e amadurecer mais para daqui a 4 anos.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.