Porto Novo: Avançado estado de degradação da escola de Chã de Norte deixa comunidade preocupada

1/02/2018 00:41 - Modificado em 1/02/2018 00:41
| Comentários fechados em Porto Novo: Avançado estado de degradação da escola de Chã de Norte deixa comunidade preocupada

Os pais e encarregados de educação de Chã de Norte, no interior do concelho do Porto Novo, em Santo Antão, dizem-se “preocupados” com a situação da escola dessa localidade, actualmente, em estado avançado de deterioração.

O Ministério da Educação (ME) havia, no arranque deste ano lectivo, anunciado a recuperação da escola de Chã de Norte, mas a demora na realização das obras tem deixado “preocupados” os pais e encarregados de educação de Chã de Norte, que voltam a chamar a atenção para o estado de degradação em que está o edifício escolar.

O líder dessa comunidade, Ivanildo Dias, partilha a preocupação dos pais e da população local sobre a “situação difícil” em que se encontra essa escola e disse esperar que o ME avance, ainda este ano lectivo, “conforme prometido”, com as obra de recuperação dessa infra-estrutura, que “está a cair aos pedaços”.

O Governo anunciou, em Setembro, um programa de reabilitação escolar para o município do Porto Novo, que contempla as escolas de Chã de Norte, Ribeira da Cruz, Jorge Luís e Chã de Morte (Ribeira das Patas).

O programa, além de melhoria das salas de aula e pátios e pintura das fachadas, incide ainda na criação de casas de banho nas escolas ainda sem esse tipo de espaços.

O caso mais preocupante tem a ver com o Planalto Norte, onde nenhuma das escolas existentes nessa localidade tem sanitários, situação que os pais e encarregados de educação têm vindo a denunciar com alguma insistência.

Para 2018, o Governo deverá disponibilizar um montante de seis mil contos para o programa de reabilitação do parque escolar no Porto Novo, obras que vão estar a cargo da edilidade porto-novense.

No Porto Novo, não obstante as intervenções introduzidas já em diversas infra-estruturas escolares, existem ainda muitas escolas que precisam de melhorias, tanto a nível físico como de equipamentos.

 

Inforpress

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.