Alexandre Monteiro no Fórum Regional da Qualidade da CEDEAO em Dakar

30/01/2018 01:41 - Modificado em 30/01/2018 01:41
| Comentários fechados em Alexandre Monteiro no Fórum Regional da Qualidade da CEDEAO em Dakar

O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, vai participar a partir de hoje (29), em Dakar, no 1.º Fórum sobre as Infraestruturas Regionais de Qualidade da CEDEAO, evento organizado no quadro do Programa Sistema de Qualidade de África Ocidental (PSQAO), financiado pela União Europeia e ONUDI e que conta com o alto patrocínio do Presidente senegalês, Macky Sall.

Durante a sua estada no Senegal, o governante cabo-verdiano será um dos convidados do fórum no painel “Desenvolvimento e Implementação de Políticas de Qualidade”, juntamente com os ministros da Indústria da CEDEAO. Alexandre Monteiro tem, também, agendado encontros com as estruturas regionais em Dakar, nomeadamente com o Responsável pela ONUDI para Cabo Verde, Victor Djemba e com o Comissário da CEDEAO para a Indústria e Desenvolvimento do Sector Privado, Kalilou Traore.

Antes do seu regresso à Praia, o Ministro Alexandre Monteiro será recebido igualmente pelo seu homólogo senegalês, Aly Ngouille Ndiay e irá conhecer as infraestruturas que a UNIDO apoia no Senegal e que poderão ser aproveitadas em Cabo Verde.

Refira-se que o Programa de Qualidade para a África Ocidental (o PSQAO) tem um forte apoio da União Europeia (através do 9.º FED), é executado pela ONUDI e foi criado para apoiar os países da CEDEAO a melhor se prepararem para a liberalização comercial. E uma das suas componentes é direcionada ao sector provado com a vertente “qualidade”.

O objetivo principal do programa é melhorar a competitividade da exportação na nossa região, através do reforço das infraestruturas de qualidade regional e nacional e contribuir assim para a integração dos países da CEDEAO na economia global. Mas foi também idealizado para ajudar no crescimento do volume das trocas comerciais regionais.

Cabo Verde tem beneficiado do apoio do PSQAO, destacando-se a criação do Sistema Nacional da Qualidade, do próprio Instituto de Gestão da Qualidade e Propriedade Intelectual (IGQPI), na elaboração da Política Nacional da Qualidade, no financiamento de equipamentos de Metrologia, entre outros.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.