Filomena Vieira: o sabor da cereja no cimo do bolo

18/04/2012 01:24 - Modificado em 18/04/2012 02:09

Nunca um candidato do PAICV  teve tantas possibilidades reais de ser presidente da Câmara Municipal de São Vicente  como  Filomena Vieira. Todos os estudos de opinião, sérios, mostram esse cenário. Na certeza que estamos a falar de intenções  e na certeza, também, que ainda não foi inventado  outra ferramenta mais segura para aferir das intenções  dos eleitores.

Desde  1991, data da realização das primeiras eleições municiais, todos os candidatos do PAICV partiram atrás do candidato do MpD ou dos grupos independentes de Onésimo Silveira. Nenhum deles nunca esteve em condições de vencer em São Vicente. Mesmo quando o PAICV lançou os seus generais na batalha, casos de Mário Matos, Onésimo, partiu em desvantagem, de acordo com as sondagens, e perdeu sempre. Tanto que os tambarinas nunca conseguiram ganhar uma eleição autárquica em São Vicente  mesmo quando tiveram duas maiorias absolutas nas legislavas. O cenário que se coloca a Filomena  na recta final  para substituir Isaura Gomes só aumenta a sua responsabilidade: o voo é alto, por isso o tombo e as cobranças serão grandes.  Filomena já está no terreno  e já se apercebeu  que  apesar da aceitação  que a sua candidatura recebe  tem  dois  candidatos fortes e uma realidade que se apresenta pela primeira vez: a disputa será a três não nos desejos de cada qual ,mas na realidade.

Vieira confirma-se como uma boa escolha 

Não haverá o clássico  PAICV / MpD  . Porque o candidato da UCID surge, também, com possibilidades de vencer. E isto coloca a candidata do  PAICV  numa situação que os seus antecessores nunca  estiveram. E que  mesmo vencendo terá um problema, o tal rebuçado envenenado que lhe deixaram: a UCID e o MpD  vão ter a maioria  na Câmara e na Assembleia. Poderá Filomena repetir  a maioria  absoluta que conseguiu  como cabeça de lista do PAICV  nas legislativas de  2011? Os estudos de opinião e o  histórico das eleições autárquicas em São Vicente dizem que não. Mas, o desafio  é aliciante e as cerejas existem, também, para serem colocadas  no cimo do bolo… para,também, serem saboreadas. Poderá em caso de vitória simples  construir pontes de entendimento  com o MpD e ou / UCID? Por ventura, esse será um desafio maior do que vencer as eleições  e a prova que não comeu o rebuçado envenenado. Agora  o que não há  dúvidas é que Filomena Vieira  confirma-se como uma boa escolha do PAICV  para enfrentar esses desafios. pelo carácter, pela disponibilidade ,os seus críticos dizem por que não teve outra alternativa.    E neste aspecto o PAICV já ganhou: em  21 anos  de democracia apresenta, pela primeira vez, um bom candidato de acordo com intenções dos eleitores  e não das mentes brilhantes  da direcção do partido que sempre fizeram avançar para a CMSV figuras de quinta categoria, gargantudos ou showentos  e por fim  reformados.

PAICV na paz?

Tudo indica que  Vieira já conseguiu a primeira vitória ao pacificar o seu partido  na sequência do parto difícil que foi a sua escolha como candidata. É certo que os apoiantes mais próximos  de João do Carmo, que dominavam  toda a estrutura do PAICV, não estenderam o tapete vermelho, nem se dispuseram a carregar a “ Filó” ao colo. Mas, também é  verdade que seguiram  o exemplo de Carmo e não criaram problemas e seguem atravessando o deserto. E após o, necessário, período de nojo,  voltaram  a militância. Até que ponto irá o seu comprometimento  na campanha  é uma incógnita que cabe a candidata resolver o quanto antes. Filomena sabe  que precisa de todo o partido  para um desafio que está bem colocada para  vencer. Mas que está será um eleição que não há vencedores  à partida  e a vitória pode cair para o lado dos adversários com naturalidade. Por isso a candidata não está em condições de dispensar pessoas que conhecem a engrenagem  da máquina eleitoral do PAICV. Isto porque apesar da minha avó me ter recomendado para teimar  e não apostar, aposto que está eleição vai ser decidida  durante a campanha eleitoral. Nem as sondagens nos valem desta vez.

Eduino Santos

  1. HL

    Se foi uma Ministra Incompetente, agora acha que pode governar a Camara de S.V. Ba da Volta Filó q Zé Maria ja Casá.

  2. antónio dos santos

    Tudo bem Eduino: li e gostei do teu simpático artigo a levantar o ego da Filomena. Como é uma opinião tua que não é suportada em estudos cientifícos, o artigo vale o que vale. Mas meu caro, posso garantir-te – e isto também é uma opinião- que nem o Partido está pacificado, como a Filomena vai perder e pior que o Mario Matos e ou Onésimo. Àlias se tivesses participado no acto solene dos 133 anos de S. Vicente e cidade do Mindelo, dissiparias todas as dúvidas. Faltou o Lider da Bancada do Paicv dizer que a Camara está vem entregue. E se visses o apoio claro do Onésimo ao Augusto, dirias que, definitivamente, o teu próximo artigo teria que ser suportado por um estudo de opinião, que àlias, sabes fazer. Esteja atento.

  3. Mindelense

    H.L cala a tua boca pq boca fechada nao entra poeira.
    Por acaso alguem estevel aqui a mencionar a vida pessoal de algum sua ignorante invejosa e mal amada bijim grande fofa passa ta pensa antes de fala tava fka bem melhorzinha o que achas?

  4. o filo sonha é normal agora chega la é outra coisa pelamor de deus gente soncente ne burre ca bo pesss nos é palhaco porque nos nem. Bai ta sonha cordote no ta oi la dia de vote traboi que mpd tem faite no cres la ainda bsote pode pinta soncente de promeca moda bsote tem costume de faze ma ca ta pega nunca es li nem leslislativa. Palalhacada e ote cosa camera escutite li é sao vicente nao sao miguel sandro cardoso por isso deixa da palpite na ilha de cada um bai ocupa de sao miguel mesmo la ja bsote perte

  5. o filo ba da bo spite bo espia bo vida na orac mote es camera de soncente el ti ta bai continua moda el ta la presidente jal tem e el ti ta bai fica la mote gente soncente ne burre

  6. Carlos Neto

    Não soube governar a sua CASA, agora quer governar a Câmara de S. Vicente ! Tenha dó minha senhora

  7. humberto Ilisio

    Já é tempo de aprendermos que não há jogo ganho antes de o disputar.Mais do que vitoria ou derrota, único pensamento dos militantes fanaticos, o meu pensamento e preocupação vão para esse martirizado povo e ilha de S.Vicente. Por mim, acredito que qualquer um que ganhe, não é possivel ficarmos pior do que já estamos. A situação descreve-se em duas palavras: juventude alccolizada e perdida; Camara mais desperdiçadora do pais segundo estudo publicado; vendedeiras na rua sem controlo, fiscalização não existe, atendimento no Municipio deploravel; Camara com mais processos no tribunal; maior taxa desemprego do pais; centenas de licenciados frustrados;cães abandonados que não deixam ninguem dormir; violencia descontrolada; desentenimentos e conflitos entre a Camara e muitos outros serviços na ilha, ETC,ETC,ETC,

  8. Manuel

    Da um azeite ta fcob amdjor. Esse Câmara de SV ta que mel ou ot cosa parecid??

  9. Mindelense

    Oh Colito bo sim que ta bai spia bo vida na oraculo
    Bo ta otcha k soncente foi bem governod pa es camera de Augusto?
    Bo sabia que el da um festa de 200.000$na Rua de Lisboa e hoje qes coitadas de verredoras de rua ta tud sentod na Banco ta spera recebe ses vencimento que ele ka pagas ainda viste ses fim de mes passa ja tem dias bem contados?Bo sabia que ela tava sentod um senhora q dze q se casa ka tava que nada de cme e na loja jas ti ta nega dal fiod?O que bo ta entende de passa fome???

  10. Julio Goto

    Essa senhora que andou a mentir com o resto dos camaradas deve ba cata cuquim!
    O PAIGC/CV tem sido um catastofre para a ilha que antes era a perola que mais brilhava em Cabo Verde.
    Gostaria de saber onde estao os projectos que ela e o M Inocente tinham para S.Vicente.
    Porto de aguas profunda ,Cesaria Resorte,Salamansa Sandetc.etc….Em banho maria minha senhora.
    Agora vem o alargamento do Porto Grande pelo o norte cuja finalidade e destruir a Laginha acim como o Step Matiota foi destruido foi destruido pela construcao da Cabnave e armazens de cimento (Laginha).
    Nao aos candidatos do PAI significa fim da aos catastrofes par a ilha de Cise Bana e os Mindelenses

  11. Silvério Marques

    A Filomena Vieira ou Martins se ganhar irá aer apenas um apêndice do Governo, ela será incapaz de reclamar qualquer medida tomada pelo José Maria Neves. Se for favorável a s.Vicente, óptimo e se for contra os interesses de S.Vicente, ela não irá mexer uma palha. Ela esteve MUITO APAIXONADA. S.Vicente precida de uma defesa lúcida dos seus interesses e uma exigência desapaixonada do defesa a quem direito. Para isso não contem com Filomena Vieira.

  12. Silvério Marques

    Corrigindo as gralhas:
    1. se ganhar irá ser……….
    2. Se for favorável a S.Vicente, óptimo,
    3. S.Vicente precisa de uma …………………uma exigência desapaixonada do desenvolvimento a quem direito

  13. Lino Públio

    Gostaria de conhecer as sondagens mais recentes feitas em S.Vicente. o Notícias do Norte estará disponível para me ajudar ?

  14. Pulù - Sancente

    Filomena badia,mètê cabessa NUM PIA! DÀ MILLHA!!! Inda mi è um candidote de cualidad e o futur ta ba fazè prova diss mesm!!! VIVA SANCENTE!!!!

  15. uma dica

    Eduino,

    quando fores fazer uma análise mais técnica de uma aérea que não conheces, estatística, por exemplo, devias pelo menos conversar com alguém que entende do assunto. mas se seu objetivo foi fazer campanha, para a arrogante Filomena, parabéns, mereces palma.
    o que você ganhou não sei, pode ser que depois das eleições teremos resposta.

    sds

  16. José. Chantre

    Um Dica
    Deixa de ser ignorante .toda gente nesta terra sabe que o Eduino Santos faz sondagens desde 1991 e que nunca falhou nos resultados se fosse estrangeiro já tinham feito dele um expert. Toda gente sabe que as suas analises são feitas com base nas sondagens que realiza. E se ele diz que a vitoria pode cair para qualquer dos candidatos e q ele tem,pelo menos , duas sondagens que apontam para um empate técnico . Se fosse a si acreditava e deixava de escrever asneira

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.