“Cabo Verde: Entre Sodade e Carnaval” – Um retrato de Cabo Verdepelas lentes de uma televisão francesa

23/10/2023 16:52 - Modificado em 23/10/2023 16:52

O canal de televisão francês, “ARTE”, amplamente reconhecido em escala global, presenteou seus telespectadores recentemente com uma incursão pela beleza e autenticidade de Cabo Verde. Intitulada “Cabo Verde, entre Sodade e Carnaval”, a reportagem de 43 minutos revelou um mosaico cultural rico em cores, sons e tradições.

Embalada pelas melodias inéditas de artistas cabo-verdianos como Mayra Andrade, Tito Paris e Cesária Évora, a produção da arte.tv mergulha na da vida quotidiana, das artes e da celebração que define o arquipélago.

Ao longo dos 43 minutos, a reportagem captura a essência das ilhas cabo-verdianas, revelando uma população cuja subsistência está à volta de várias atividades económicas, sobretudo agricultura e pesca, entre outras fundamentais.

Destaque especial é conferido a São Vicente. A narrativa não deixou de ressaltar que os cabo-verdianos, além de suas raízes profundas, também são um povo de emigrantes, espalhando sua cultura e saudades pelos quatro cantos do mundo. A história de Cabo Verde como uma antiga colónia portuguesa é brevemente lembrada.

A vida quotidiana do mindelense é retratada com uma proximidade íntima, revelando as rotinas que tecem a tapeçaria da existência local. O foco se volta para o Carnaval mindelense, uma celebração que pulsa no coração da comunidade.

A reportagem acompanha o processo de criação dos trajes, o manuseio dos instrumentos musicais que dão vida à festa, e até mesmo os ensaios que afinam a sintonia dessa vibrante sinfonia de cores e sons.

A cidade de Mindelo é coroada como o “centro cultural do arquipélago”, um farol de criatividade e expressão artística. Uma breve passagem pela histórica Cidade Velha de Santiago, revelando os vestígios do passado que moldaram o presente.

Não poderia faltar a exaltação da produção do emblemático instrumento musical Cimboa, originário de Cabo Verde. Trata-se de um cordofone friccionado que era tradicionalmente utilizado para acompanhar as danças de batuque.

A chave de ouro é a exuberância do Carnaval mindelense no dia de desfile, que é carregado de muitas cores, brilho e vontade de mexer ao som batucada.

Link da reportagem: https://www.arte.tv/fr/videos/106272-000-A/le-cap-vert-entre-sodade-et-carnaval/?fbclid=IwAR2Xn5o-wnLClC9z_3KSkpqtkJFF3oeQlHTrPdfVL0Kjv7Ct9KNuwYJYkqw

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.