Durão Barroso: “como Presidente da Comissão Europeia fiz questão de vir a São Vicente”

27/10/2012 22:53 - Modificado em 27/10/2012 22:54

De visita a São Vicente o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, foi recebido em sessão solene de boas vindas pela Câmara Municipal de São Vicente. Durão Barroso relembrou as suas anteriores visitas realizadas a ilha, sublinhando a “importância histórica, política e cultural” de São Vicente e do seu significado para Cabo Verde, e da sua “capacidade de estabelecer pontes entre continentes”.

 

Para o Presidente da Câmara Municipal, Augusto Neves, está visita do presidente da comissão europeia a São Vicente “constitui um motivo de orgulho”.

Augusto Neves enalteceu “árdua tarefa” dos países em desenvolvimento, incluindo Cabo Verde, de estabilizar as suas economias, e promover políticas de inclusão social e de combate a pobreza ao longo dos anos, sublinhando que estes mesmos países não podem actuar sozinhos “contra o efeito de uma turbulência que golpeia sobretudo as mais fortes economias do mundo”.

Para Neves, as relações Cabo Verde – União Europeia entraram numa fase caracterizada por vários e diversificados acordos visando ampliar e aprofundar a amizade existente entre ambos. Baseando-se nesta amizade Neves espera o apoio da União Europeia para a “mobilização de investimentos” para o país. Sendo então esta uma amizade “que importa preservar e valorizar”.

O compromisso de Neves perante Durão Barroso é a “disposição de continuar a trabalhar para o desenvolvimento de Cabo Verde e da população”

O presidente da comissão europeia esteve de visita a Cabo Verde em comemoração dos cinco anos da parceria especial Cabo Verde – União Europeia, em que foi assinado o acordo da facilitação de vistos de entrada na União Europeia.

  1. António Ganeto

    Interessante e importante a visita de Durão Barroso a S. Vicente, até porque presumo que está bem informado da situação da ilha e do empenhamento de mindelenses residentes e na diáspora na sua reabilitação através da estratégia de descentralização/regionalização. A visita à Câmara e Adeco foi significativa e animadora para os que se vêm empenhando na melhoria das condições existenciais da ilha e da implicação da sociedade civil na defesa dos seus direitos.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.