INPS apresenta a experiência de Cabo Verde

18/04/2012 00:40 - Modificado em 18/04/2012 00:41
| Comentários fechados em INPS apresenta a experiência de Cabo Verde

Depois do INPS ter sido reconhecido pela AISS – Associação Internacional de Segurança Social com a atribuição do certificado de mérito para o projecto A Modernização do INPS – Novos Desafios Novas Atitudes, a Presidente do INPS, Leonesa Fortes, é agora convidada pela AISS a participar como oradora numa conferência internacional a realizar em Brasília, promovida por esta instituição.

A conferência que se realiza entre os dias 17 a 20 de Abril, versa sobre as tecnologias de informação e de comunicação na Segurança Social – as TIC como pedra basilar de uma Segurança social integrada e centrada no cidadão. Casos e experiências.

Segundo o convite recebido pela Presidente, importa conhecer e partilhar com outros países a experiência do INPS sobre integração de sistemas, tanto do ponto de vista interno, como com outras instituições, nomeadamente o cruzamento de informações e notificações em tempo real, para melhor atender a todo o ciclo de vida da segurança social.

Pede-se ainda ao INPS, para evidenciar como a construção de sistemas integrados de informação, lhe permitiu uma presença forte em todo o território nacional e os ganhos advenientes para os beneficiários do sistema.

A tónica deverá ainda ser colocada na facilidade de acesso a informação, nos ganhos de eficiência e na transparência dos dados, hoje possíveis no INPS, graças ao Sistema Integrado de Informação – SIPS – que esta a merecer atenção especial de parceiros internacionais.

Recorde-se que o SIPS foi pensado e concebido por técnicos nacionais e desenhado em função do “negocio” da Segurança Social e dos objectivos de gestão a que propõe alcançar, a nível das contribuições, das prestações, dos registos, do alargamento da protecção social e da boa governança do sistema.

É assim que no dia 18, a Presidente do INPS, no painel As TIC como Instrumento Chave para Implementar programas sociais integrados e de grande escala – Casos e Experiências, a Presidente do INPS, ao lado de conferencistas de Austrália, Marrocos, Comissão Europeia, Franca e da organização Ibero-americana da segurança social, levara ao mundo a experiência de Cabo Verde, hoje identificada como caso de estudo.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.