Concerto para Duca

26/10/2012 02:40 - Modificado em 26/10/2012 02:40

Um grupo de músicos da cidade do Mindelo organiza um concerto , hoje ,como forma de recolher fundos para ajudar o músico mindelense Duca que está em Paris ,onde efectuou uma operação para tentar resolver um descolamento da retina. Boy G. Mendes lamenta que em Cabo Verde os músicos não estejam cobertos por um sistema de previdência social.

 

Diz que “em Cabo Verde não temos esse tipo de assistência. Por isso, quando um músico fica na situação em que o Duca se encontra, temos que ser nós a ajudar”. Boy G. referiu-se a vários casos de artistas doentes que dependem da ajuda de amigos e familiares“ e não de um sistema de previdência social”. Para ajudar o Duca vários músicos vão actuar no espectáculo, o que para Nuno Karantomis, de quem partiu a iniciativa, é um sinal de apreço para com o homenageado.

O Duca abriu em 1991, por iniciativa própria e com o apoio de amigos italianos, uma escola de música no Mindelo onde ensinou educação musical a vários jovens que hoje estão activos musicalmente dentro e fora do país. Criou também o grupo “Flautistas do Mindelo” que em 2005 recebeu o prémio para grupo revelação no concurso “Nôs Múzca”. Desde 2011 que o Duca deixou de dar aulas devido a um descolamento da retina: uma urgência oftalmológica, que requer uma rápida intervenção cirúrgica para a preservação da visão.

  1. Fiat lux

    Um grande abraço ao Duca e votos sinceros que a operação produza os efeitos desejados.
    Entretanto e no que se refere à afirmação do nosso artista Boy G. Mendes, devo esclarecer que, na verdade, desde 23-11-2009 os nossos artistas estão cobertos por um Sistema de Previdência Social Obrigatório, gerido pelo INPS, com a publicação do Decreto-Lei nº 48/2009, que alargou o leque de trabalhadores independentes abrangidos. A leitura da alínea f) do nº 1 do artigo 6º, confirma isso. Deste modo, todos os artistas que quiserem podem/devem promover a respetiva inscrição nesse Sistema e, assim, obterem os correspondentes benefícios.
    Um grande abraço a todos os artistas deste país e não só para que continuem a produzir esse grande alimento para o espírito que é a arte nas suas várias vertentes.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.