Utente: “Quatro meses para a emissão de um passaporte é uma vergonha nacional”

14/11/2017 02:42 - Modificado em 14/11/2017 02:42

Mais de três a quatro meses para obter a um passaporte. Dezenas de pessoas procuram diariamente este serviço e pedem uma solução definitiva.
Este é um problema antigo, mas que até agora continua a causar problemas a diversas pessoas. Problemas na emissão levam utentes a esperar mais de três meses pelo documento. Os afectados com essa situação dizem não compreender a situação que se arrasta há meses.
Quatro meses a espera de um passaporte e não aparece ninguém nem para dizer nada. “Porque um documento demora dois meses em Cabo Verde, mais dois meses em Portugal e mais um mês e tal para ser entregue ao requerente”, questiona este utente que diz ser uma vergonha nacional. É uma incompetência generalizada, com falta de visão e de solução.
No entanto outro utente afirma que o foco da reclamação está errado, o atraso não tem nada com o fraco sistema informático. “Os procedimentos levam muito tempo. O tempo dado pela casa de cidadão para a recolha de dados pessoais do requerente é de dois meses. Depois como o passaporte biométrico não é emitido em Cabo Verde gastam-se mais dois meses. Se somarmos a lentidão do sistema administrativo gastam se ao todo 5 a 6 meses para se ter novo passaporte. Inventam modas e não tem condições de fazer um trabalho a tempo. Em Portugal só se demora uma semana para se ter um passaporte biométrico” atira.
Dizem que na secretaria Direcção de Estrangeiros e Fronteiras (DEF), do comando nacional da polícia, sempre que chegam e questionam os agentes de serviços se o documento já está pronto, simplesmente lhes dizem que não e ninguém lhes explica nada. “ O tempo e o dinheiro perdidos, as demoras, e os serviços públicos devem respeito e consideração aos contribuintes, ao cidadão, que são, ao cabo e ao resto, a sua razão de ser e de existir”.
Seria bom que trabalhassem no sentido dos cidadãos poderem ter a entrega de passaporte em, aproximadamente, um mês, referem.
No entanto, não foi possível, até ao fecho desta edição, ouvir a versão do Comando Regional da Policia Nacional da Região São Vicente. Havendo reacção da autoridade, prometemos retomar a matéria numa das próximas edições deste diário digital.

  1. Ailton Moreira

    A emissão do passaporte eletrónico é uma autentica vergonha ainda mais aqui em Portugal. Há 6 meses atrás fui renovar o meu passaporte e até então não o recebi, ainda mais tive de ir fazer duas vezes porque na primeira vez por culpa de alguém o passaporte não foi emitido. E na segunda vez o passaporte foi emetido e o mais grave foi entregue e não foi a mim. Agora pergunte-se a quem foi entregue o passaporte? E o porquê de tanta demora na emissão do passporte mesmo em Portugal? Em parte concordo com a noticia, pois o problema não está no sistema informático, mas sim burocracia e na total incompetência dos colaborados. É uma vergonha isso

  2. julia

    Em de 2007 , 2013, 2014, 2015, inicio de 2016 durava mais de 8 meses para obter a um passaporte, o MpD encontrou uma situacao que vai demorar o seu tempo para se resolver como os de TACV Novo Banco entre outros, deixa o governo trabalho no final de mandato vamos avaliar.

  3. Maria José

    – “Problema que se arrasta há meses”… O prblema arasta-se há anos. O problema vem desde 2012 com o Sr. Zé Maria Neves a prometer, falar e desfalar….
    – “Problemas na emissão levam utentes a esperar mais de três meses pelo documento”… na diaspora chega-se a esperar mais de ano. Pessoas com problemas nos paises de emigracao devido a falta desse documento cujos problemas arastam desde 2012.
    OBS: Todavia o problema já devia ter sido resolvido pelo actual Governo que já caminha para dois anos de governacao.

  4. joao Isidoro

    Pedi a casa do cidadao uma entrevista para renovacao de passaporte, so sera possivel no mes de Abril. Portanto, para obter um passaporte leva cerca de um ano e nao 4 meses como refere o articulista.

  5. Joao Isidoro

    4 meses não é nada para quem espera 6 meses para ser recebido em entrevista para para renovação do passaporte

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.