Atores do grupo Juventude em Marcha galardoados com Medalha de Mérito Cultural 1º grau

17/10/2023 16:58 - Modificado em 19/10/2023 11:57

No contexto da celebração do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, a 18 de outubro próximo, o governo de Cabo Verde anunciou uma honra de distinção para cinco destacados artistas com a Medalha de Mérito Cultural de 1º Grau. Entre os homenageados estão César Lélis, Jorge Martins e Olga Fortes, membros do grupo Juventude em Marcha.

Em uma entrevista ao Notícias do Norte, o ator Jorge Martins compartilhou sua gratidão e satisfação pelo merecido reconhecimento.

“Estamos bastante satisfeitos, gratos pelo reconhecimento que foi feito a alguns elementos do grupo. Isso é prova do trabalho, do esforço, da nossa tenacidade, sacrifício que temos vindo a fazer em prol da cultura cabo-verdiana para a sua valorização e preservação”, comentou.

Martins também fez questão de estender o reconhecimento a todos os membros do grupo, cujo compromisso e colaboração foram fundamentais para o sucesso do Juventude em Marcha e destacou que esta distinção é uma honra compartilhada com todo o povo de Cabo Verde, assim como com os fãs e colaboradores que têm apoiado a jornada cultural.

Infelizmente, devido a uma digressão pela Europa em preparação para o 40º aniversário do grupo, o Juventude em Marcha não poderá estar presente em Cabo Verde no dia 18 de outubro para celebrar o Dia Nacional da Cultura.

No entanto, representantes foram designados para receberem os prêmios em nome dos artistas galardoados durante a cerimônia.

Neste momento, o Grupo Juventude em Marcha está em uma digressão por diversos países europeus, fortalecendo laços com as comunidades em França, Holanda e Luxemburgo.

Além dos encontros culturais, o grupo também está presenteando o público europeu com uma envolvente comédia intitulada “Aí minha caixinha, que coisa boa”, que será apresentada na Holanda, Luxemburgo e França.

O Dia Nacional da Cultura e das Comunidades deste ano é celebrado sob o lema “Somos Cultura”, destacando a rica herança e vitalidade artística de Cabo Verde.

Com essa distinção, o Governo honra o legado de Carlos Alberto Martins – “Katchás” e Orlando Monteiro Barreto “Orlando Pantera” (a título póstumo), César Lélis, Jorge Martins e Olga Fortes do grupo Juventude em Marcha, bem como o talentoso cantor Daniel Pereira da Rocha e Silva, conhecido como “Dany Silva”.

Já, com Medalha de Mérito Cultural 2º Grau, são galardoados na música: Adriano Cruz Cabral – “Duca”, Carlos Alberto Sousa Mendes – “Princezito”, Carlota de Barros Areal Alves, Constantino José Cardoso, Claudino de Jesus Borges Pereira – “Dino D’Santiago”, Daniel Figueira Lopes Silva Mariano – “Dani Mariano”, Hernani Ferreira de Almeida, João José de Pina Alves – “Kaku Alves”, Luís Filipe Cardeal Lima, Manuel Lopes Andrade – “Tcheka”, Maria de Lurdes Pina Assunção – “Lura”, Mayra Andrade, Vicente Duarte Neves “Tchenta”.

No teatro  Elisabeth de Fátima Monteiro Gonçalves, Grupo Teatral Nova Casa, João Pereira “Tikai”, Sabino Baessa, Zenaida Alfama.

Na dança os dançarinos Avelino Chantre – “Avé”, Elizabeth Maria Fernandes – “Bety  Fernandes”, José Brandão – “Mano Preto”, Rosy Timas Tavares (os três últimos do Raiz di Polon).

No artesanato Gustavo Adolfo Semedo de Jesus Duarte e, na manifestação, o Grupo Kolá San Jon da ACMJ (Portugal).

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.