Cabo Verde destaca-se entre os países africanos com melhor acesso a dados de turismo

12/10/2023 15:22 - Modificado em 12/10/2023 15:22

Em um site português, Cabo Verde foi destacado em um recente relatório da plataforma WiTH Africa como um dos seis países africanos com o mais alto nível de acessibilidade aos dados de turismo no continente.

A iniciativa, resultado da parceria entre o Nova SBE Data Science Knowledge Center e o Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality, identificou que, juntamente com Cabo Verde, África do Sul, Marrocos, Tunísia, Tanzânia e Maurícias também se destacam por disponibilizar informações atualizadas sobre o setor do turismo.

O relatório, intitulado “Ecossistema de Dados do Turismo em África – Desafios e Oportunidades para um Crescimento Sustentável”, utiliza o sistema de pontuação “Ease of Access Score” para avaliar a disponibilidade e frequência de publicação de dados estatísticos fornecidos pelas agências nacionais de estatísticas de cada país africano, de acordo com informação avançada pelo site publituris.pt.

Entre os países avaliados, apenas esses seis receberam a pontuação mais elevada, atingindo 4 na escala de 0 a 4.

De acordo com o relatório, as regiões extremas norte e sul do continente africano lideram em termos de acessibilidade a dados estatísticos, com Marrocos e Tunísia no norte e África do Sul no sul, apresentando os resultados mais destacados.

Na África Central, a República Centro-Africana e o Gabão carecem de dados de turismo, enquanto a República Democrática do Congo demonstrou bom acesso e atualizações recentes.

Na África Ocidental, Cabo Verde lidera com sua plataforma web de fácil acesso aos dados, seguido por Burkina Faso e Serra Leoa. No leste do continente, Tanzânia e Maurícias estão à frente em termos de acessibilidade, enquanto Somália e Burundi enfrentam desafios na atualização de dados, com o último registro datado de 2014.

O professor Adjunto da Nova SBE e membro fundador do WiTH Africa, Sérgio Guerreiro, ressaltou a importância dos dados na compreensão e desenvolvimento do setor do turismo, enfatizando que o turismo possui um grande potencial para impulsionar o desenvolvimento nos países africanos. O mesmo destacou a necessidade urgente de investimentos internos para expandir as fontes de dados e reduzir a dependência externa.

A plataforma WiTH Africa foi lançada em março de 2022 pela Nova SBE, em colaboração com o Westmont Institute for Tourism and Hospitality e o Data Science Knowledge Center. Seu objetivo é criar uma comunidade de conhecimento para apoiar o planejamento e a tomada de decisão no campo do turismo na África.

A plataforma funciona como um agregador de fontes de dados relevantes para o desenvolvimento turístico, centralizando informações úteis nesse domínio e fornecendo as últimas tendências no setor do turismo em África, juntamente com indicadores para acompanhar o desempenho dos diferentes países.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.