CMSV pede ajuda da população na questão do vazamento dos esgotos

28/08/2017 06:40 - Modificado em 28/08/2017 06:40
| Comentários fechados em CMSV pede ajuda da população na questão do vazamento dos esgotos

Os primeiros sinais de chuva na ilha de São Vicente trouxeram à tona a fragilidade da ilha na drenagem da água das chuvas no sistema de esgotos. Uma situação que deixou alguns mindelenses insatisfeitos devido ao cheiro e que, segundo a vereadora responsável pelo Pelouro do Saneamento na CMSV, Carla Monteiro, “foi vivida de forma apertada e com muito trabalho”.

Foram várias situações que ocorreram. Duas equipas estavam a cuidar das situações, como revela, de forma manual porque o carro se tinha avariado. “Entendemos a insatisfação da população. Eram vários casos, tínhamos de responder um a um e poderíamos ter resolvido o problema em menos tempo se o camião não se tivesse avariado”.

A situação tem sido recorrente, principalmente nesta altura do ano. “Grande parte das casas do Mindelo drenam a água com ligação à rede de esgoto”. Segundo Monteiro, essa situação pode estar na base dos problemas criados. Avança que a rede de esgoto é para o tratamento do esgoto doméstico e, com a chuva, quintais e terraços com sistema de drenagem ligados ao sistema de esgoto aumentam o caudal e, como resultado do aumento de pressão, o esgoto começa a verter nas ruas.

A essa situação adiciona-se o facto da rede ser usada também para deitar lixo o que complica a situação. Sobre os problemas, avança que a edilidade está ciente dos mesmos e preparada para dar resposta. “Queremos ter munícipes satisfeitos e ainda mais com o esgoto que envolve a questão da saúde”.

As chuvas foram as primeiras. E é uma situação que ainda se pode verificar e o apelo é de drenar a água das chuvas na via pública e evitar deitar lixo nos esgotos. Como revela, ainda se está no processo da aquisição de outro camião que poderá chegar em breve para ajudar na resolução da situação.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.