MCIC e ULCV assinam protocolo para atribuição de bolsas de estudo nos cursos de Artes Performativas e Cinema e Artes dos Média

6/10/2023 22:21 - Modificado em 6/10/2023 22:21

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) e a Universidade Lusófona de Cabo Verde (ULCV) celebraram um acordo para a concessão de bolsas de estudo direcionadas aos cursos de Artes Performativas, Cinema e Artes dos Média, cujo valor é de 2.304.000 escudos cabo-verdianos, foi formalizado nesta sexta-feira, 06 de outubro.

O Ministro da Cultura Abraão Vicente, juntamente com o Reitor da ULCV, Carlos Alberto Delgado, e a Administradora da Universidade, Filomena Martins, deram o aval a este protocolo, numa assinatura que aconteceu na manhã desta sexta-feira, no Mindelo.

Abraão Vicente enfatizou a importância desta iniciativa para o futuro do setor cultural do país. “O Ministério da Cultura assina este protocolo com enorme sentido de responsabilidade, no sentido de prepararmos o futuro. Temos uma carência no mercado de quadros formados e nada como um ciclo de estudos certificados pela Agência Reguladora de Ensino Superior, e com o carimbo de uma universidade”, afirmou.

O protocolo abrirá portas para a formação de gestores culturais e proporcionará acesso ao ensino superior em áreas cruciais como Artes Performativas, Cinema e Artes dos Média.

 Este protocolo, segundo o governante, acontece graças à Lei n. 11/VIII/2016, de 24 de março, que criou a Taxa de Compensação Equitativa pela Cópia Privada e pela Lei do Cinema e a sua alteração. 

“É fundamental perceber esse ciclo de processo que permite que o país tenha disponibilidade e o setor tenha, também, disponibilidade financeira para assumir este compromisso”, destacou. 

O Ministro instou as universidades a investirem em cursos ligados à cultura e indústrias criativas, que se mostram como profissões promissoras para o futuro, tais como patentes, direitos privados, cópia privada, internacionalização das patentes, registo.

O protocolo terá uma validade de 4 anos, correspondente à duração da licenciatura, e prevê a possibilidade de redução nas taxas de propina à medida que o número de alunos nos cursos indicados aumentar. 

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.