Navio com 60 toneladas de combustível está encalhado em Santa Luzia

12/10/2012 01:17 - Modificado em 12/10/2012 14:31

O local onde o barco está encalhado está classificado como zona ecológica sensível e área marítima protegida.

Um navio do Panamá, Terry 3, que costuma fazer transporte de carga em Cabo Verde, principalmente na zona de Barlavento, encalhou na ilha de Santa Luzia. O navio fazia o trajecto Boavista / São Vicente e encalhou , na terça-feira de madrugada, à sul de Santa Luzia ,na praia da Francisca.

 

O Capitania dos Portos ,ao saber do ocorrido, deslocou-se ao local para se inteirar da situação.

Depois de uma reunião técnica, que aconteceu na quinta-feira, entre a Capitania dos Portos, os inspectores do Instituto Marítimo e Portuário, representantes do armador e da seguradora foi decidido que a prioridade é “fazer o transbordo de 60 toneladas de combustível, que se encontram á bordo ,para tanques portáteis como medida de prevenção para possível derrame de combustível”,-como explicou Manuel Claudino Monteiro, capitão dos portos de Barlavento ao NN. Isto porque o barco está encalhado numa “zona ecológica sensível e classificada como área marítima protegida”. Manuel Monteiro assegura que as “condições não representam perigo eminente de poluição”.

A primeira prioridade neste momento é o transbordo do combustível, mas a remoção do navio não é colocada de lado, mas ainda não existe uma decisão, visto que , de acordo com Claudino Monteiro é “uma operação técnica de alguma complexidade, tendo a conta a zona do acidente com pouca água e o porte do navio”.

  1. Santa Luzia em acção

    oi seja fizeram uma paragem para visitar a ilha e após alguém os viu deram desculpa de estar encalhados…

  2. Carlos Tavares

    Mas oquê que este Barco fui fazer naquela area? Será que as autoridades estão a fazer os seus trabalhos.

    Se as fotografias do Messi é utilizado para transportar coisas inapropriados, “QUIFARÉ UM CARREGAMENTO DE OLEO” Veja o que está por debaixo daquel Oleo

  3. soncent

    esse navio foi encalhado propositadamente ou entao teria d ser muita negligencia do comandante … o barco tem piloto automatico e para isso teria d traçar uma rota antes… ao verem k ião de encontro a essa area podia deitar o ferro no fundo para evitar esse acidente.. o dono deste navio concerteza ker dar um golpe na seguradora e tomar um barco novo como fizerem com o entao barco santo antao k foi dado como perdido no entanto ta aqui nas aguas d cabo verde a navegar tranquilamente..mal feitores

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.