Abraão Vicente : “Cidade Velha deve vir nas prioridades nacionais antes de Santa Maria, Mindelo e Boavista” 

27/06/2017 06:25 - Modificado em 27/06/2017 06:25

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, considerou hoje durante a abertura das actividades do 8 º aniversário da elevação da Cidade Velha a Património Mundial da Humanidade, que a “Cidade Velha deve vir nas prioridades nacionais antes de Santa Maria, antes do Mindelo e antes da Boavista, porque estes sítios são potenciais turísticos de sol e praia, enquanto que a Cidade Velha é Património da Humanidade”.

Comemora-se este ano, o 8º aniversário de elevação da Cidade Velha a Património Mundial da Humanidade. O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), em parceria com o Instituto do Património Cultural (IPC) tem em curso um leque de actividades.

Durante a cerimónia de abertura, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, considerou necessário priorizar a nível nacional a Cidade Velha antes das cidades de Santa Maria, Mindelo e Boa Vista, pois estes sítios são potenciais turísticos de sol e praia, enquanto que a Cidade Velha constitui Património da Humanidade.

A Cidade Velha está em constante degradação e Abraão Vicente atribui a culpa ao anterior Governo. “Parte do atraso tem a ver com o braço-de-ferro entre o anterior Ministro e a Câmara Municipal”.

O governante frisa que é momento de “reflectir verdadeiramente sobre a importância que Cabo Verde dá à Cidade Velha” e defende a criação de uma verba no Orçamento de Estado para a preservação e melhoramento da Cidade Velha.

Para assinalar tão importante data, o MCIC (IPC/BN/ANCV/PCIL), a CNU, a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, a Paróquia da Cidade Velha e as Associações Comunitárias (Sphaera Mundi, Batucadeira “Nos Herança”) organizam um conjunto de actividades (conforme programa anexo) direccionadas à comunidade estudantil, universitária e à comunidade em geral.

  1. Realidade

    Porque que ele simplesmente não diz que deverá haver uma verba destinada a Cidade Velha.Não, ele tem que criar polémica com comparações com Mindelo, Santa Maria etc. Quer chamar a atenção a toda a hora, e sempre com “riolas”parece um menino mimado. Rapaz hora de tomar juízo e fazer um filho para ver se amadureces.

  2. CidadaoCV

    Pois é … mais uma vez ABV mostrou ser fraco. Um governate não pode penssar desta forma. Cada canto do país tem as suas especificidades próprias e não pode ser visto como não prioritário em relação a outro. Mas de ABV já nada me supreende, depois de o ter ouvido no Parlamento, emtão como deputado, a declarar-se que no partido dele, ele … “eu estou no topo da cadeia alimentar” …

  3. Julio Goto

    …talvez a povoacao das ilhas comessou na Ribeira Grande de Santiago .
    No meu entender ninguem sabe qual e a primeira ilha a ser descoberta.
    Se tvessem partido do Brazil poderiam ter la chegado primeiro, se vieram da costa africana seria AS ilhas do Leste Sal Boa Vista ou Maio.

  4. Yes, we completely agree. Cidade Velha is the beginning of our story, ( e o nosso umbigo) which needs to be retold the right way. Conscious Tourism, when we give thanks to the ancestors having paved the way for us to live on our islands.
    Please, allow us to propose to you a project that will enrich the tourism sector in cidade velha and capacitate local people to be part of it.
    Contact us: fb: Lorena Spuelbeck or santos.spulbeck@gmail.com

    Descricao do Projeto
    O “Programa de educação não formal” visa fornecer aos habitantes de Cidade Velha competências que lhes permitam contribuir para a promoção turística de Cidade Velha em quanto destino turístico atraente e histórico. Os participantes adquirirão habilidades específicas para enriquecer o perfil turístico de Cidade Velha.
    A formação será oferecida em diferentes áreas, entre eles constam a aprendizagem de línguas estrangeiras, a formação em prestação de serviços e hospitalidade, expressão cultural, música, dança, artes e artesanato (por exemplo, performances de Batuco, Capoeira – enquanto expressão da cultura escrava, passeios para conhecer mais sobre a produção do grogue etc.).
    Objetivo principal: Aumentar a taxa de turismo na Cidade Velha, capacitando aos habitantes na prestação de serviços, entretenimento e produção/venda de produtos turísticos assim como promover a sua inclusão no âmbito do sector de turismo, sector económico com maior taxa de crescimento em Cabo Verde.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.