Dia Mundial da Tartaruga: Governo atento à protecção da espécie

24/05/2017 08:25 - Modificado em 24/05/2017 08:25
| Comentários fechados em Dia Mundial da Tartaruga: Governo atento à protecção da espécie

O Dia Mundial da Tartaruga festeja-se todos os anos, a 23 de Maio.

O propósito do Dia Mundial da Tartaruga, é chamar a atenção para o perigo de extinção das tartarugas de todo o mundo e aumentar o conhecimento da população sobre estes animais. Este dia celebra-se desde 2000.

A protecção das tartarugas é uma imagem de marca de Cabo Verde mas, neste momento, a espécie está cada vez mais ameaçada, conforme o executivo, porque a sua protecção tem estado a fragilizar-se, devido à falta de condições para a monitorização das espécies nas praias por parte de voluntários.

No país, existe um sentimento de impunidade generalizado em relação à caça de tartarugas nas praias cabo-verdianas. Para além da caça, as tartarugas também estão ameaçadas pela destruição dos espaços de desova em muitas praias devido à apanha ilegal de areia.

Os governantes acreditam que a estratégia de protecção das tartarugas terá que ter também em conta a dimensão da conservação das praias.

Em 2015, o país aprovou uma legislação que criminaliza a captura, abate e comercialização de tartarugas marinhas, mas um estudo divulgado em 2016 concluiu que as medidas adoptadas são insuficientes para travar a captura e o consumo ilegal de carne e derivados de tartarugas.

Segundo os dados mais recentes, em quatro meses da temporada de desova de 2016 (Junho a Setembro), foram mortas 200 tartarugas só na ilha do Sal.

Este animal gentil existe há 200 milhões de anos, sendo uma das criaturas mais antigas do mundo. Contudo, encontra-se em risco, dada a destruição do seu habitat natural, o cruel comércio animal e a indústria da comida exótica.

Em Cabo Verde existe uma organização, SOS Tartarugas, que foi criada para salvar as tartarugas. Essa organização é uma ONG reconhecida pelo Governo de Cabo Verde como parceira na conservação das tartarugas e trabalha em colaboração com outras instituições.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.