Polícia de Trânsito: “Juvitas não podem transportar pessoas, mas transportam”

5/05/2017 04:51 - Modificado em 5/05/2017 04:51

O acidente do último fim-de-semana em São Vicente levanta questões de segurança nas estradas. Em conversa com o Comandante-adjunto da Polícia de Trânsito em São Vicente, Francisco Lima, o mesmo ajuda a entender a lei, o panorama e o comportamento dos condutores nas estradas.

Como explica, os tipos de carros chamados “juvita” não são para o transporte de passageiros, mas sim de carga. E dá como exemplo o facto de que têm apenas três lugares, condutor e dois passageiros. Todavia, podem carregar passageiros mediante autorização especial. “Há algumas excepções que concedem autorização para transportar passageiros mas, em contrapartida, têm de fazer seguro de passageiros antes da deslocação”.

Uma das ocasiões em que essa autorização é passada tem a ver com a necessidade de assegurar o transporte de passageiros, “quando os meios de transporte público não conseguem dar vazão a todas as pessoas”. E um dos requisitos, como volta a sublinhar o Comandante-adjunto, é o seguro. Um desses momentos tem sido o Festival da Baía das Gatas.

O fluxo de carros nos festivais já é tradicional, mas a atenção volta-se para momentos como os feriados. “Temos sempre a polícia nas estradas para fazer este tipo de controlo”, afirma Lima. As praias da Baía das Gatas e do Calhau merecem a maior parte da atenção.

Sobre o comportamento dos condutores, afirma que não tem sido o melhor, sublinhando que estes não têm apostado numa condução preventiva, mas que “não é falta de chamar atenção e de apelar”.

“Manobras perigosas, ultrapassagens não recomendadas, excesso de passageiros não somente nas juvitas, mas também noutros tipos de transporte”. Neste sentido, o apelo para os condutores é o de “colocarem em prática o que aprenderam quando tiraram carta, aplicarem o que aprenderam e apostarem na prevenção para reduzirem os acidentes”.

  1. corruptos

    As liderancas andam a falhar, eu como policia vou ser claro: nos, agente multamos quande chegamos na estacao os nossos chefes nem nos ouçam , se é amiguinhos deles, dao aquilo para tras , entregam os referidos documentos e pronto, somos totalmente desautorizados … cambada de corruptos, corrupcao gratuita….troca de favores , so isso

  2. Rafa

    Agora culpod é juvitas? Tud on é mesma cosa, negligência de condutor e por parte de plicia tb, pk tud on tem kes estrada ek ta estot movimentod, um ta otcha q plicia d trânsito tb devé começa ta ser mas duro na alguns aspecto nomeadamente na papelada e condição de carros ek ta estot prei na estrada.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.