Aeroporto de Santo Antão deverá ser construído no Porto Novo

4/05/2017 05:07 - Modificado em 4/05/2017 05:07

Os estudos a serem realizados pela Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Área (ASA) prosseguem, visto que o ministro da Economia e Emprego, José Gonçalves assegura que a construção do aeroporto na ilha do Santo Antão é um compromisso eleitoral a ser cumprido.

 

A localização do aeroporto é maior preocupação para o governo de Cabo Verde, dos empresários e dos autarcas da ilha, todavia Ministério da Economia e Emprego adianta que o aeroporto de Santo Antão será construído no Porto Novo, segundo indicam os estudos. Estes estão a cargo da ASA que dispõe de uma equipa pluridisciplinar e de acordo com a Inforpress os mesmos deverão ficar concluídos num prazo de três anos, no qual a zona da Casa de Meio, a sete quilómetros da cidade do Porto Novo, está como zona ideal para a construção do aeroporto.

A equipa pluridisciplinar, que iniciou o seu trabalho em 2016, defende que Casa de Meio tem “excelentes condições” para a construção e viabilidade dessa infraestrutura aeroportuária, já que essa zona dispõe “uma extensa e excelente planície” que facilitará a edificação da pista

Por outro lado, os autarcas da ilha apelam para uma reflexão sobre a localização do aeroporto, uma vez que a zona prevista vivem três dezenas de famílias, assim sendo poderá haver o impedimento da expansão da localidade. Para além de uma boa selecção do local para implementação do aeródromo, não existe oposição visto que “o aeroporto é um desígnio dos santantonenses, pelo que a minha autarquia fará tudo ao seu alcance para viabilizar esse projecto crucial para o desenvolvimento da ilha Santo Antão” frisa edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca.

  1. Marlene

    Acho que escolher o sitio vai ser mais dificil

  2. Emília Graça

    Tudo bem no governo querer honrar as suas promessas eleitorais. Mas fica a pergunta. Será que um aeroporto a sete quilômetros da cidade de Porto Novo e muitos mais ainda das outras cidades é viável, tendo em conta o fator tempo/custo? Principalmente tendo ligações marítimas constantes na ilha, cujo bilhete é mais barato do que um taxi da cidade do Mindelo até ao aeroporto internacional Cesária Évora. São fatos que devem ser levados em conta, tendo em vista a situação socio-econômica do país.

  3. Lucio Monteiro

    Concordo com as preocupaçoes da Emilia
    Mais racional, rapido e eficaz seria apostar mais no Porto Novo como um bom Porto de mar e investir uma ninharia em barcos confiaveis, seguros e rapidos. Essa solução pode ser conseguida em menos de um ano e a ligação maritima em bons barcos seria mais uma agradavel mais valia para o turismo.
    Um aeroporto não é só terraplanar meter asfalto e já está.
    Canarias tem so duas ilhas com aeroporto longo curso e movimenta cerca de 12 milhoes de turistas ano.
    Duas horas de antecedencia no aeroporto + 10 minutos de viagem, mais uma hora a espera da bagagem……

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.