Cabo Verde recebe no primeiro semestre de 2024 um avião que reforçará vigilância marítima e resgate 

26/09/2023 14:58 - Modificado em 26/09/2023 15:01

O Primeiro Ministro, José Ulisses Correia e Silva, anunciou que o aparelho adquirido pela ASA para a Guarda Costeira, destinado a serviços de vigilância marítima, emergências médicas e operações de busca e salvamento, está previsto chegar ao país no primeiro semestre de 2024, de acordo com informação enviada ao Notícias do Norte.

Numa declaração conjunta com a Ministra da Defesa Nacional, Janine Lélis, o Chefe do Governo destacou os frutos da parceria com a Guarda Nacional do Estado de New Hampshire (GNHM), iniciada em fevereiro do ano passado.

A colaboração já resultou em treinamentos nos Estados Unidos para pilotos e técnicos de manutenção da Guarda Costeira, além de workshops médicos ministrados em Cabo Verde, nas ilhas de Santiago e S. Vicente.

“Reforçar competências em busca e salvamento, evacuação médica e vigilância marítima é um objetivo em que estamos empenhados, com o apoio da Guarda Nacional de New Hampshire”, sublinhou Correia e Silva, ressaltando a parceria estratégica com os EUA na área de Defesa e Segurança.

A visita incluiu uma demonstração da prontidão e operacionalidade dos meios de busca e salvamento, incluindo helicópteros utilizados em zonas montanhosas para atividades turísticas em S. Antão e Fogo.

O acordo de parceria entre o Ministério da Defesa Nacional de Cabo Verde e a Guarda Nacional do Estado de New Hampshire foi formalizado em 4 de fevereiro de 2022. Recentemente, o Governo autorizou a Direção-Geral do Tesouro a conceder aval à ASA para garantir financiamento bancário destinado à aquisição da aeronave.

Conforme assegurou o Primeiro Ministro na ocasião, a aquisição seguirá um processo de contratualização, colocando a aeronave à disposição da Guarda Costeira, com verbas anuais destinadas à amortização do empréstimo incluídas no Orçamento de Estado.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.