Google e Facebook enganados em fraude milionária

2/05/2017 09:13 - Modificado em 2/05/2017 09:13
| Comentários fechados em Google e Facebook enganados em fraude milionária

As multinacionais tecnológicas Google e Facebook reconheceram, esta semana, terem sido alvo de um esquema de “phishing”, que as fez transferir mais de 100 milhões de dólares para contas na Lituânia, Chipre, Hong Kong, Eslovénia, Hungria e Letónia.

Em março, o Departamento de Justiça norte-americano anunciou a detenção de um cidadão lituano acusado de fraude, roubo de identidade e lavagem de dinheiro, por se fazer passar por funcionário de uma empresa de Taiwan. As vítimas seriam duas grandes empresas de tecnologia, mas o seu nome não tinha sido revelado até agora.

Segundo conta a revista “Fortune”, Evaldas Rimasauskas, de 48 anos, criou e-mails, moradas, recibos e contratos falsos, levando que funcionários da Facebook e da Google lhe pagassem montantes que alegadamente ascenderam a 100 milhões de dólares (cerca de 92 milhões de euros).

Fazendo-se passar por um fornecedor legítimo, uma empresa da Taiwan com quem as empresas norte-americanas têm relações comerciais, o cidadão lituano enviava e-mails falsificados a funcionários responsáveis por pagar aos fornecedores da Facebook e Google.

Tanto a Google e a Facebook garantem que conseguiram recuperar os montantes e que o assunto está resolvido, mas desconhece-se se todo o dinheiro foi recuperado e qual o valor exato envolvido.

jn.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.