Salamansa comemora a festa de Santa Cruz e Padroeira

2/05/2017 08:27 - Modificado em 2/05/2017 08:27
| Comentários fechados em Salamansa comemora a festa de Santa Cruz e Padroeira

Como dita a tradição, no dia 1 de Maio, data em que se comemora o Dia dos Trabalhadores, a população da zona piscatória de Salamansa, em São Vicente, comemora a festa de Santa Cruz e Padroeira, onde várias pessoas da cidade do Mindelo se juntam à festa. 

 

A festa de Santa Cruz e Padroeira é uma tradição da localidade e tem vindo a passar de geração em geração. A festa tem a duração de 3 dias e decorrerão actividades ligadas ao desporto, cultura e religião.

Segundo Auxílio Martins, Presidente da Associação dos Pescador, as actividades da festa de Santa Cruz e Padroeira iniciaram a 1 de Maio e decorrerão até ao dia 3 de Maio. O mesmo realça que “a realização destas actividades só foi possível devido à ajuda que temos tido por parte da Câmara Municipal de São Vicente e da própria Associação dos Pescadores de Salamansa”.

A festa conta com um leque de várias actividades, nomeadamente, Procissão de Botes, corrida de Botes, natação, entre outras.

A Procissão de Botes aconteceu por volta das 10 horas: os barcos colocaram-se em fila e foram guiados pelo barco que levava a Cruz, onde os fiéis católicos rezavam em pleno mar para trazerem sorte a todos os pescadores.

De acordo com Armando dos Santos, pescador que todos os anos se desloca ao mar juntamente com a Cruz, a Procissão de Botes é uma tradição que existe há mais de 15 anos, e considera que “essa tradição deve continuar e que, para que isso aconteça, é preciso passá-la de geração em geração”.

Por outro lado, a tradição “Corrida de Botes/Velas” contou com a participação de 17 botes onde no final da prova todos foram premiados com o mesmo valor. O montante distribuído aos pescadores participantes foi de 50 mil escudos.

Esta festa foi organizada pela Associação dos Pescadores de Salamansa e as actividades decorrem de 1 de Maio até ao dia 3 de Maio com um leque de actividades, nomeadamente, bisca, arilo, música onde o grupo “Voz de Salamansa” actua no dia 2 de Maio e no dia 3 de Maio haverá missa solene, arrematação de ramos e depois um almoço de convívio.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.