Criada na Itália “Casa de Cabo Verde” dedicada a Manuel d’Novas

2/05/2017 08:09 - Modificado em 2/05/2017 08:09
| Comentários fechados em Criada na Itália “Casa de Cabo Verde” dedicada a Manuel d’Novas

Criada a primeira Associação Cabo-verdiana na Região da Lombardia, na Itália. Foi baptizada de “Casa de Cabo Verde” e é dedicada à memória do músico e compositor cabo-verdiano Manuel d’Novas.

 

A “Casa de Cabo Verde” foi oficialmente apresentada no passado domingo, dia 30 de Abril na Itália, a primeira Associação Cabo-verdiana na Região da Lombardia, Milão. A “Casa de Cabo Verde” tem como objectivos principais a promoção, integração, reforço da identidade cultural, o desenvolvimento social e civil dos cabo-verdianos residentes na Itália e, em especial, em Milão e arredores.

Entre vários outros nomes, a direcção da Associação Cabo-Verdiana na região da Lombardia, na Itália, entendeu, por unanimidade, dedicar a Casa de Cabo Verde à memória do músico e compositor cabo-verdiano Manuel d’Novas. A escolha de Manuel d’Novas deve-se não só ao facto dele próprio ter sido imigrante, como também à herança artística que deixou à cabo-verdianidade, nomeadamente ter composto o hino.

As tentativas para a criação desta associação foram várias e com muitas dificuldades pelo que o nascimento da “Casa de Cabo Verde” é considerado um facto “quase histórico” para a diáspora cabo-verdiana em Milão. Conforme a nota de imprensa enviada, “os princípios da solidariedade e inclusão, empreendem o reforço da ligação da “segunda geração” e as sucessivas com Cabo Verde, bem como a valorização da nossa tradição, história e cultura”.

Na sequência da apresentação da Casa de Cabo Verde será ainda anunciada a abertura do Gabinete de Apoio à Inserção Social e Profissional dos Imigrantes cabo-verdianos na Itália – G.A.I.S.P, um projecto de intervenção para a integração dos imigrantes ajudando nas questões laborais, para além do encaminhamento das pessoas na vida activa.

O projecto G.A.I.S.P foi desenvolvido pela sobrinha de Manuel d’Novas, Edna Lopes, cabo-verdiana, tradutora e Consultora de Imigração. O Gabinete estará aberto e receberá com hora marcada já a partir da próxima semana, todas as quartas-feiras à tarde, das 14:00 às 17:00 na Rua Carlo Torre, 29 – Milão.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.