Ulisses Correia e Silva acredita que África precisa de instituições “fortes e credíveis” para melhorar o sistema democrático no continente

25/09/2023 15:47 - Modificado em 25/09/2023 15:47

Em entrevista à Rádio das Nações Unidas, o Primeiro-Ministro de Cabo Verde enfatizou a necessidade de instituições “fortes e credíveis” na África, destacando que um sistema eleitoral confiável e uma justiça independente são fundamentais para a estabilidade democrática.

“Se você tiver um sistema eleitoral que seja confiável, em que todos os atores políticos do poder e da oposição, os cidadãos confiam e que dão de fato resultados credíveis, você confia que o poder só pode ser acedido via escolha dos cidadãos”, avançou Correia e Silva

O chefe do governo também ressaltou a importância de sistemas judiciais capazes de lidar com conflitos e controvérsias de forma eficaz, afirmando que “não será nem a rua, nem as armas que vão resolver o problema do contencioso”.

Apesar do recente aumento de golpes militares na região, Correia e Silva expressou sua confiança de que a melhoria do sistema democrático é o caminho a seguir para a África.

O chefe do governo também anunciou a disposição de Cabo Verde em mediar conflitos na África, especialmente após os eventos mais recentes.

No domingo, 24 de setembro, o primeiro-ministro participou da inauguração do novo escritório da Bell Trust Insurance em Brockton, a convite da presidente e CEO da empresa, a cabo-verdiana-americana Belma Medeiros.

Correia e Silva elogiou Medeiros como “uma mulher de sucesso demonstrativa da capacidade empreendedora” e encorajou os membros da comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos a investirem e expandirem seus negócios.

Ulisses Correia e Silva está atualmente participando da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que ocorre de 18 a 26 deste mês, em Nova Iorque.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.