“Quando jovem é Igreja, a Igreja é jovem” – Bernardino Gonçalves

4/04/2017 08:43 - Modificado em 4/04/2017 08:43
| Comentários fechados em “Quando jovem é Igreja, a Igreja é jovem” – Bernardino Gonçalves

O Presidente do Secretariado da Juventude, Bernardino Gonçalves, mostra-se satisfeito com a Semana Diocesana da Juventude que decorreu de 27 de Março a 02 de Abril. Centenas de jovens marcaram presença no encontro da juventude que reuniu as 24 paróquias da Diocese de Santiago. O balanço é positivo e o responsável diz-se convicto que “quando jovem é Igreja, a Igreja é jovem”.

Após uma semana de encontros, reflexões e contactos com as pessoas, terminou de forma positiva a Semana Diocesana da Juventude que decorreu na ilha de Santiago. Mais de duzentos jovens oriundos das ilhas do Maio, Fogo, Santiago e Brava representaram as vinte e quatro paróquias da Diocese de Santiago e marcaram presença no encontro juvenil.

No âmbito deste V Fórum que decorreu na Paróquia do Santíssimo Nome de Jesus, Cidade Velha, diversas actividades marcaram a semana com campanhas de limpeza, pintura, visitas a doentes, eventos para crianças e campanha de doação de sangue enquadrada no lema da semana “paraquetodostenhamVIDA”.

O Fórum Diocesano da Juventude é realizado anualmente, porém, este ano, foi introduzida uma inovação denominada “Dia da Comunidade”, onde os jovens estiveram em contacto com todas as comunidades na Ribeira Grande de Santiago, oferecendo serviços.

Inspirados pelo lema “Eu vim para que tenham vida em abundância”, os jovens tiveram a oportunidade de estar em contacto com as pessoas levando a mensagem de que a vida é um dom maior de Deus. 

O Presidente do Secretariado da Juventude, Bernardino Gonçalves, faz um balanço positivo da semana e destaca a colaboração dos jovens. O mesmo tem saído reforçado e com a convicção que “quando o jovem é Igreja, a Igreja é jovem”. E considera que em Cabo Verde a Igreja, a começar pelo Cardeal e passando pelos religiosos, são praticamente jovens, daí uma Igreja jovem.  

A Jornada Diocesana da Juventude é a organização das Jornadas Mundiais da Juventude a nível diocesano e é celebrada nas Igrejas locais no Domingo de Ramos com o objectivo de “fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem, para que Ele possa ser o seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e o compromisso para a educação das novas gerações”. 

O responsável diz-se convencido que a semana da juventude foi uma oportunidade de levar a mensagem de evangelização “para que todos tenham vida” e puderam estar com as famílias, conhecendo as suas realidades.

O Fórum Diocesano da Juventude é realizado anualmente, porém, este ano, foi introduzida uma inovação denominada “Dia da Comunidade”, onde os jovens estiveram em contacto com todas as comunidades na Ribeira Grande de Santiago, oferecendo serviços desde campanhas de limpeza, a pinturas, visita a doentes, eventos para crianças.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.