Treinador e Presidente da Associação Regional de Atletismo de Santo Antão satisfeitos com resultados obtidos e projectam futuro

4/04/2017 08:40 - Modificado em 4/04/2017 08:40
| Comentários fechados em Treinador e Presidente da Associação Regional de Atletismo de Santo Antão satisfeitos com resultados obtidos e projectam futuro

A selecção de atletismo da Ilha de Santo Antão conseguiu amealhar no campeonato nacional de juniores de sub-18, realizado este fim-de-semana na ilha do Sal, duas medalhas de bronze em masculino e feminino na disciplina dos 3000 metros. O treinador da equipa Eliseu Fortes e o Presidente da Associação Regional de Atletismo da Ilha, Fernando Duarte Fernandes, mostram-se satisfeitos pelo trabalho feito pelos atletas e traçam metas e objectivos para o futuro próximo da modalidade na ilha.

Eliseu Fortes que acompanhou a comitiva composta por seis atletas à ilha do Sal para representar a Ilha na competição, aponta que “a prestação dos atletas foi brilhante. Poderia até ser melhor mas, para uma primeira vez e rodeados de atletas juniores e já com alguma experiência até de selecção, foi fantástico. Ainda por cima, ter conseguido medalhas na nossa primeira participação numa competição nacional”.

O treinador da equipa acredita num futuro risonho para estes jovens atletas e afirma que este é um projecto embrionário e que com um trabalho assente não só na parte atlética dos miúdos mas também na parte mental e competitiva mas de forma gradual, podem chegar, aí sim, ou seja, à Selecção de Cabo Verde. “Os projectos da IAF têm como principal foco a promoção do atletismo de base e, assim sendo, as competições para os diferentes escalões irão permitir o crescimento e a revelação de novos talentos onde os de Santo Antão estão incluídos”, afirma Eliseu Fortes.

Por seu lado, o Presidente da Associação Regional da Ilha de Santo Antão, Fernando Duarte Fernandes que a 12 de Fevereiro deste ano assumiu os destinos da modalidade na ilha, afirma que “a prestação dos nossos atletas foi fantástica, partiram já com a desvantagem porque em Santo Antão não há infra-estruturas apropriadas para a prática do atletismo. Essas crianças nunca tinham visto uma pista de atletismo e foi a primeira vez que pisaram uma”.

O Presidente assume que o trabalho nas categorias de base na ilha já vêm sendo feitos há algum tempo com a realização de algumas provas, mas diz que vão mais além. “Tenho estado sempre perto dessas crianças e não só essas que viajaram para a ilha do Sal. Sei e tenho a certeza que Santo Antão vai ser uma grande potência no atletismo em Cabo Verde e não só”, afiança.

“Na semana passada recebemos na ilha um formador que no passado foi um grande atleta de renome em Portugal e na Europa fora, João Silva, que veio ministrar uma formação no sentido de capacitar professores, atletas e outras pessoas do atletismo. Posso dizer que em Santo Antão já temos pessoas capacitadas para trabalhar com crianças”, alude.

Como Presidente da Associação de Atletismo da Ilha, Fernando diz que a sua prioridade, neste momento, é a de incutir o atletismo juvenil nas escolas, “porque temos crianças e jovens em Santo Antão com grande potencial. Esse é o meu grande desfio para este mandato”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.