JHA: “O aumento do desemprego é revelador da desgovernação”

4/04/2017 08:21 - Modificado em 4/04/2017 08:21

Janira Hopffer Almada, Presidente do PAICV, partido da oposição em Cabo Verde, demonstra a sua preocupação sobre o aumento da taxa de desemprego revelado pelo Instituto Nacional de Estatística e considera que este resultado se deve à “desgovernação” do MpD que ao invés de criar 9.000 novos empregos dignos por ano, o país passa a ter mais 9.356 desempregados do que em 2015.

No Facebook, a Presidente do PAICV diz que os dados sobre a taxa de desemprego no país são alarmantes, onde só em 2016, “num único ano, se registou o aumento da taxa de cerca de 3%, sendo um facto preocupante pelas consequências e desolador pela desesperança”!

Post da Presidente do PAICV:

Ao invés dos prometidos 9.000 novos empregos dignos por ano, pelo Governo do MPD, o INE divulga hoje que, neste último ano, Cabo Verde passou a ter mais 9.356 desempregados do que em 2015!

O INE divulgou hoje que a taxa de desemprego passou de 12,4%, em 2015, para 15%, em 2016!

Num único ano, o aumento da taxa de desemprego é de cerca de 3%!

Dados preocupantes, sobretudo, tendo em consideração o desemprego jovem que já ultrapassou os 41%!

Preocupante, pelas consequências!

Desolador pela desesperança!

Revelador da desgovernação!

  1. Maria José

    Claro. Nha concge bem. Nha foi Ministra de desemprego

  2. Fantonnelli Mariah

    Esta presidente do PAICV que esteve a vários anos (cerca de 5 ou mais) como Ministra de Juventude e Emprego que para muitos foi considerada como Ministra de desemprego, sobretudo nas camadas jovens com formação superior, está quase a esgotar na oposição. Apelamos muita ponderação para que não se esgote como esgotou quando era poder, porque a democracia é cada vez mais pujante se houver uma oposição forte e credível, o que a líder do PAICV Dra JHA, com pressa de voltar ao poder, descredibiliza.
    É verdade que o novo governo prometeu 45.000 empregos para a legislatura, o que em média dá 9.000 empregos por ano. Admitamos que neste primeiro ano, o novo governo não vai atingir a meta por razões diversas que herdou do anterior governo como por exemplo: reclassificação de mais de 5 mil professores que estava engavetados e que por várias vezes a ex-Ministra de Educação e Desportos assumiu várias vezes e publicamente que o país não tinha condições para atender as reivindicações; reivindicações da PJ, da PN, dos funcionários dos Registos e Notariado, do MDR, etc, etc.
    Este novo governo pode até não conseguir atingir as metas que definiu mas, uma coisa é certa, há muito mais confiança nesse governo, de que no anterior, pelo simples facto de estar a haver negociações e feed-back.
    Já há sinais de que as coisas estão a melhorar. Os professores estão sendo reclassificados, já houve negociações e entendimentos com a PN, PJ, e várias outras reclassificações que ao que tudo indica, brevemente sairão para o alívio de várias classes laborais.
    O MpD tem a sina de estar sempre a resolver os problemas candentes das polícias e dos professores que por ironia do destino, são quase na maioria apoiantes de PAICV.
    A JHA sabe muito bem como é que deixou a situação de desemprego no país após os derradeiros 15 anos da sua governação. A varinha mágiga ou varinha de “Condão” que o PAICV não conseguiu encontrar durante 15 anos, e que a Presidente do PAICV Dra. JHA quer que o MpD e o Dr. UCS encontre em 11 meses de governação. Seria um milagre muito boa para os caboverdianos e para o governo do MpD por um lado mas, por outro lado, seria uma desgraça para o PAICV que nunca conseguiu resolver esses problemas e o resultado é o que se sabe: dois escandalosas derrotas (Legislativas e Autárquicas), somando a derrota presidencial que apesar do PAICV não apresentou nenhuma candidatura por medo de mais uma pesada derrota, acabou por receber mais uma por ter apoiado uma candidatura independente que mesmo não sendo candidato do partido, é irmão do coordenador politico para a região de S. Vicente.
    Mais uma vez eu aconselho calma ao PAICV e a sua presidente pelas suas tiradas, porque o povo está cada vez mais olho aberto e ainda a procissão vai no adro.

  3. truth

    A partido da oposição deveriam ter mas respeito pelos caboverdianos, porque sinceramente creio que não estão a pensar aquilo que estão a dizer, se tivessem um pouquinho de vergonha na cara, pois sabem muito bem quem foram os governadores durante esses 15 anos,e que pelo visto contribuiram enormemente para essa situação.
    ps: essa presidente pensa que os jovens estão todos a dormir e não conhecem a realidade do país é melhor repensar as tuas palavras pois estamos fardos de saber quem é real culpado pela desgovernação.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.