UCID acusa o governo de falta de sensibilidade ao rejeitar aumento salarial para trabalhadores e pensionistas

22/09/2023 15:08 - Modificado em 22/09/2023 15:11

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), voltou a criticar duramente o governo de Cabo Verde, alegando falta de sensibilidade em relação à qualidade de vida da maioria dos cabo-verdianos.

A controvérsia surgiu após a rejeição, por parte do governo, de propostas de aumento salarial para trabalhadores e pensionistas no Orçamento do Estado para 2023, mesmo em meio ao crescente custo de vida causado pela alta taxa de inflação no país.

A UCID, pela voz do seu líder em conferência de imprensa no Mindelo, não poupou críticas ao governo, acusando-o de não criar as condições necessárias para melhorar o rendimento dos trabalhadores e famílias cabo-verdianas, que enfrentam um custo de vida crescente.

A disparidade entre os salários mínimos na Administração Pública e no setor privado, bem como os salários dos pensionistas do regime contributivo, que estão abaixo do salário mínimo nacional, segundo o partido, continua sem solução.

A UCID destacou a recente Resolução n.o 60/2023, publicada no Boletim Oficial, que, segundo João Santos Luís, confirma o favorecimento dos membros do MpD no governo em detrimento dos interesses da maioria dos cabo-verdianos.

O político apontou que o governo parece estar mais interessado em “proteger seus próprios militantes e amigos” em altos cargos do que em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos comuns.

O líder da UCID, acusou o primeiro-ministro de conduzir uma gestão enviesada dos recursos do país, adotando “dois pesos e duas medidas” quando se trata de salários.

Por outro lado, enfatizou que, quando se trata de aumentar os salários de seus aliados políticos e membros do governo, o Primeiro-Ministro age rapidamente, “deixando as migalhas para as restantes classes profissionais e a maior dos trabalhadores cabo-verdianos”.

A UCID ressaltou que não se opõe às remunerações de governadores, administradores do Banco de Cabo Verde ou de outros administradores em empresas e instituições refletirem as decisões do governo.

O mesmo voltou a apelar a necessidade urgente de reestruturar a tabela salarial do país e implementar planos plurianuais para alcançar um maior equilíbrio salarial nacional e reduzir o fosso entre os que ganham bem e os que têm salários precários.

Por fim, a UCID desafiou o Primeiro-Ministro e seu governo a demonstrarem a ousadia necessária para promoverem uma revisão profunda da estrutura salarial do país e a sua implementação efetiva, alegando que isso é essencial para o desenvolvimento econômico sustentável de Cabo Verde, e “consequentemente que diminua o fosso entre os que ganham razoável ou bem e os que têm salários de miséria”.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.