São Vicente: CCM promove debate sobre Mindelo através da Literatura

21/09/2023 17:05 - Modificado em 21/09/2023 17:05

O Centro Cultural do Mindelo (CCM) apresenta mais uma sessão de diálogo, desta vez centrada na cidade do Mindelo sob a perspectiva literária. O evento, intitulado “Cidade do Mindelo a partir da Literatura”, acontece esta quinta-feira, 21 de setembro, contando com a participação da docente e investigadora Isabel Lobo.

António Tavares, diretor do CCM, expressou entusiasmo em dar continuidade ao universo literário da cidade, desta vez com a colaboração de Isabel Lobo, que apresentará a visão da Cidade do Mindelo através da literatura.

Tavares destaca que a cidade já concebia pensamentos literários antes mesmo do ano de 1930, e que essa convicção ganhou impulso com o movimento literário Claridoso.

“Depois ele toma sentido com o movimento literário Claridoso. Desta feita é uma cidade criativa, produtiva e é chamar atenção a esta marca que pode ser uma marca a inscrever na UNESCO”, comentou.

O encontro desta quinta-feira se concentra na literatura popular, abrangendo figuras marcantes como Ninaj, Kakoi, Manuel d’Novas e Frank Cavaquinho. Essa riqueza cultural não só conferiu à cidade uma referência no cenário da música popular, mas também na literatura, segundo este homem da cultura.

Mindelo, ao longo dos anos, nutriu e desenvolveu esse apreço criativo em todos os seus aspetos, culminando na identidade que hoje reivindica: uma cidade literária em toda a sua essência. Essa distinção especial, nos termos de Tavares, é um passo necessário para equiparar Mindelo às outras cidades literárias já inscritas no patrimônio cultural da UNESCO.

Segundo o Diretor do CCM, Mindelo foi ganhando este apreço criativo em todos os seus aspetos, culminando na identidade que hoje reivindica.

 “É uma cidade literária que precisa dar sentido a isto, e com isso a cidade precisa ter uma distinção especial como as outras cidades literárias inscritas na UNESCO”, sugeriu.

Além do debate programado para esta quinta-feira, o Centro Cultural do Mindelo tem agendado para o próximo sábado, dia 23 de setembro, na Livroteca-Cantinho de Leitura, no centro um momento de literatura infanto-juvenil com Milanka Marta Vera-Cruz para uma leitura encenada.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.