Situação Novo Banco: Pessoas à espera de respostas

24/03/2017 08:17 - Modificado em 24/03/2017 08:17
| Comentários fechados em Situação Novo Banco: Pessoas à espera de respostas

A situação do Novo Banco tem feito correr muita tinta. Os noticiários, as conversas têm sido em torno do que aconteceu com banco. O Governo, o Banco de Cabo Verde, os accionistas, e agora com o Ministério Público pelo meio para esclarecer e encontrar indícios criminais. Uma situação que os cidadãos têm acompanhado, mas que ainda estão à espera de respostas por parte das autoridades no sentido de saberem o que se passou com o Novo Banco. As posições podem divergir sobre o caminho para solucionar o problema, mas a questão “o que se passou”, carece de resposta por parte de todos. Muitos me perguntam sobre o que aconteceu e nas redes sociais a questão também tem tido comentários, todavia, ainda sem respostas.  

“É uma situação delicada já que sabemos que o Estado investiu no Novo Banco e que agora ninguém aparece para assumir as responsabilidades do que aconteceu”, diz Sara Fortes. Ele adianta que a imagem do país fica muito mal numa situação como esta. A linha de pensamento de Sara não é muito diferente da de Anildo Dias, que acredita que num país pequeno como Cabo Verde não podem ocorrer situações do tipo e traz outras questões históricas para afirmar que é preciso mais cuidado, mais fiscalização para que as coisas possam andar bem. E, acrescenta, que tudo tem de ser resolvido e explicado, ou seja, como é que um banco chega a uma situação destas em poucos anos depois da sua abertura.

Numa entrevista à RCV, o Presidente da Câmara de Comércio de Barlavento, Belarmino Lucas, questionou o desviou do propósito do qual o Novo Banco foi criado. E sobre este aspecto, um comentário de um internauta no fórum do NN levantou a mesma questão. “O Novo Banco nunca serviu para o que foi criado”, isto entre outras críticas mais duras aos que estavam a liderar o banco. Ainda nas redes sociais é questionada a própria criação do banco com fundos do INPS e ainda que os que lideraram o processo estavam a brincar com o dinheiro dos contribuintes.

Elton Fortes também questiona na mesma medida todo o processo e o pedido é de respostas. “Neste momento, temos ouvido muito sobre o Novo Banco, mas ainda as pessoas não ouviram o que querem saber: “Porque é que se chegou a este ponto e quem deixou que se chegasse ao ponto de extinção”. Ele defende que a ideia inicial do banco era muito boa, mas que falhou. E ainda, e para colocar mais lenha no lume, Jandira Almeida questiona: “Se no início fizeram estudos e tudo, porque se chegou a este ponto?”.

O pedido é para que os responsáveis se apresentem e dêem a cara, “para que as pessoas sejam esclarecidas e que não fiquem dúvidas sobre quem são os responsáveis por este colapso”, finaliza Elton.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.