JMN: os jobs for the boys and girls e a culpa alheia

6/10/2012 00:09 - Modificado em 6/10/2012 04:44

Mas, a despartidarização da Administração Publica ,o fim do clientelismo, o nepotismo e o amiguismo herdados ,em 2001, da Administração do MpD é , sem dúvida, o balão de JMN que mais se esvaziou e menos retorno teve ,tendo em conta as altas expectativas criadas.

 

 

De acordo com o Asemana online “O presidente do PAICV disse ser necessário combater as práticas de nepotismo, clientelismo e amiguismo na governação e na Administração Pública cabo-verdiana. Mais, é imperativo “acabar com os jobs for the boys and girls”. Dito assim ficava a pergunta : se quer acabar é por que existe. Estaria JMN a dar razão aos que dizem que a Administração Publica é uma agência de empregos ,que emprega em primeiro e ultimo lugar os camaradas e amigos do partido que está no poder, ontem MpD, hoje PAICV ? Estaria a dar razão ao rap dos Rapazes sem Juizo, que diz que em Cabo Verde para se ter um emprego é preciso ter cartão de militante? Não! Não,estava! Pois, num parágrafo ,mais adiante, o mesmo online esclarece:”Questionado mais tarde pela imprensa sobre se essa declaração significa a existência real de tais fenómenos na máquina governativa e administrativa do Estado, o presidente do PAICV e primeiro-ministro respondeu com um não, preferindo falar em “tentações” que é necessário evitar” .Pronto ,feito o esclarecimento ,voltamos a normalidade e assim estamos perante o que caracteriza o discurso político de JMN no tocante ao combate a corrupção : balões vazios, discursos eloquentes,intenções e expectativas altas que produziram um retorno zero. Mas, a despartidarização da Administração Publica ,fim do clientelismo, o nepotismo e o amiguismo herdados ,em 2001 ,da Administração do MpD é ,sem dúvida o balão de JMN que mais se esvaziou e menos retorno teve ,tendo em conta as altas expectativas criadas.

Mas ,JMN não pode ser atacado por ter tentado. Só pode ser  atacado por não ter conseguido ou por ter sido engolido pelo sistema.Hoje sabe que não basta coragem política,balões vazios, discursos eloquentes,intenções: são precisos resultados. E neste aspecto , o PM ,certamente está de acordo comigo : passados 11 anos, os jobs continuam para os boys.O que mudou é que hoje existem as girls ,cada vez mais preparadas e poderosas, outros dizem sexistas,que disputam os jobs aos boys até debaixo dos lençóis E os boys de hoje já não têm ideologia ,nem amor a terra: querem o poder pelo poder,pelo status, pelas mordomias que de outro jeito não teriam tão depressa.

E neste caso , se serve de consolo,resta ao PM saber se está a arcar com culpa alheia ,pois de acordo com o Corão ,Sura da Estrela, 53:38 “Nenhum pecador arcará com culpa alheia”

 

Eduino Santos

  1. Fernando Delgado

    Brincadeira.
    Job? Sim o filho do 1º ministro deixou a bolsa de valores nos dias criticos para a instituição, e foi colocado num projecto,pela ministra que tentou empregar o futuro marido.Então Zema, não querias um exemplo.Já tens.

    A director do hospital da Praia tem um job, como administrador não executivo no INPS-é esposa de um ministro.Segundo exemplo. Se queres mais é só pedir. Dou-tas nesta página.

    deixa de demagogia, homem, assim cansa e vais obrigar-nos a votar no MPD que não merece

  2. Soncente

    O sr PM acabou de dar mais um Job a qem nao precisa. O eng. Manuel Inocencio para Telecom.
    E esta hem.

  3. juca

    Para ser justo não se pode atirar todas as culpas ao MPD
    Estes males foram herdados do Paigc depois Paicv que partidarizaram o país em 1975. O que o MPD fez foi seguir a pegadas deste partido. Este é o grande drama de Cabo Verde, ter nascido torto.
    ‘fim do clientelismo, o nepotismo e o amiguismo herdados ,em 2001 ,da Administração do MpD.’

  4. Progressista Cristão

    A prática do governo desmistifica categoricamente a retórica do José Maria Neves. Ele faz discursos moralistas, até com equilíbrio e bom senso em alguns casos, mas quando confrontado com as pressões partidárias, ele tem quase sempre preferido o conforto da ‘casa’ do pai. Por isso, mesmo que não queira, ele é assumidamente um hipócrita, uma pessoa que diz uma coisa e faz exactamente o seu contrário. Nao mencionarei os casos de evidente protecção de familiares directos do Primeiro Ministro.

  5. Fernando Delgado

    Segundo os fanáticos do PAI, o Inocêncio era o máximo enquanto ministro das infraestruturas.Ele e Zema estavam a infraestruturar o país.A que preço não interessa?
    Pois é, assim sendo, porque não utilizar a experiência do Inocêncio -esse potencial,genial- e colocá-lo na presidência da Electra ou dos TACV.
    Trabalhador como ele é, em dois tempos tirava uma dessas empresas do vermelho.
    Pudera!…ahahahah…..
    Querias!Vai trabalhar Fernando!

  6. malandro

    ex de jobs para amigos:1º concurso de subchefes da PN foi uma autentica palhaçada,pq em vez de concurso foi escolha.um oficial de patente alto escolheu os AGENTES amigos da cipe,piquete e fronteira e mas grave uma sra que reprovou no teste fisico (testes a eliminar)apareceu em 1º lugar do concurso/escolha.no ultimo concurso de agentes de 2ª classe da PN,em são vicente foi escolhido 8 elementos todos filhos de policiais com patentes altos.

  7. Antonio Delgado

    A Directora do Hospital da Praia é ainda; Administradora não executiva do INPS, Presta serviço remunerado sob contrato na área dos Recursos Humanos no Tribunal de Contas. É free lancer em diversos trabalhos que presta ao mercado principalmente na área dos RRHH. Pergunta: é muito $? É mesmo compatível? Diga da sua justiça….

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.