Uso indevido de chapas metálicas nas construções preocupa Governo

20/03/2017 08:30 - Modificado em 20/03/2017 08:30
| Comentários fechados em Uso indevido de chapas metálicas nas construções preocupa Governo

O uso indevido de chapas metálicas nas construções tem vindo a trazer preocupações ao Governo que alerta para os riscos desta utilização desenfreada constituindo sérios riscos a nível da saúde, segurança e ambiente.

 

“As chapas metálicas que têm sido usadas para a cobertura de terraços, na sua maioria de forma não estruturada ou convenientemente estudada e, noutras vezes, em alturas inadequadas, sujeitas a forças de outra natureza, têm constituído um risco para a segurança civil”. Alerta o Ministério das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, MIOTH que se mostra preocupado em relação à utilização desenfreada de chapas metálicas em edifícios habitacionais.

O problema, segundo este Ministério, tem vindo a gerar situações insustentáveis do ponto de vista arquitectónico e paisagístico, para além de constituir um sério risco para a saúde e a segurança civil. Considera que o uso desenfreado que se deu nestes últimos anos a este material, tem um impacte negativo na paisagem urbana.

Esclarecem ainda que “existem chapas metálicas apropriadas e passíveis de uso para a criação de zonas de sombra nas habitações ou outros espaços similares, mas requerem um dimensionamento apropriado”.

De acordo com um comunicado enviado à imprensa, “cabe às Câmaras Municipais, enquanto entidades responsáveis pelo licenciamento e fiscalização das obras em território municipal, garantir o cumprimento dos projectos licenciados, bem como o acompanhamento técnico da execução, minimizando por essa via, à priori, quaisquer riscos de segurança”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.