Um ano de governação do MpD: mindelenses elegem discriminação positiva no Carnaval como melhor medida

13/03/2017 07:56 - Modificado em 13/03/2017 07:56

No dia 20 de Março, marcou  a mudança de rumo das políticas nacionais nas mais variadas vertentes. Depois de quinze anos de Governo do PAICV, o MpD voltou ao Governo. O país tem desenvolvido a cultura de balanço, pelo que, numa perspectiva de balanço, tentou-se medir o trabalho do Governo neste período de tempo. Um ano com iniciativas do Governo, mas ainda à espera de medidas mais urgentes para avançar o desenvolvimento do país e, neste tema específico, São Vicente.  

Uma das primeiras reacções do trabalho do Governo foi manifestada pelo coordenador do PAICV em São Vicente, Alcides Graça, nas redes sociais, onde o mesmo questiona sobre os sinais de esperança dados pelo Governo para a ilha de São Vicente. Das medidas anunciadas pelo Governo, Graça afirma que é como São Valentim, mas corrigindo a frase para Tomé, “é ver para crer”.

A questão é que quando se fala do balanço de um ano, o sentimento geral é que se tem feito um bom trabalho. “O Governo tem tomado, até agora, boas medidas, como por exemplo, a questão de fazer a separação entre Estado e partido”, como comenta Manuel Ramos. Na sua opinião, isto irá ajudar na questão de pensar que somente quem é do partido é que tem oportunidade. Mas, “quer ver a medida na prática”.

Mas quando o assunto é São Vicente, os sinais já começam a ser dados, mas ainda se espera por mais. O último acontecimento, o Carnaval, teve uma aprovação devido à descriminação positiva, pelo facto do Governo ter apostado no evento. “Penso que em termos do que o Governo fez em relação ao Carnaval foi bom, na medida em que São Vicente tem o melhor Carnaval do país e é necessário cada vez mais investimentos para poder ganhar mais expressão”. A afirmação foi feita por Ailton César, mas encontra eco noutros cidadãos, como por exemplo Gilson Dias, assumido como um fã do Carnaval que diz que ao ver uma medida concreta em relação a esta festa pensa que é um bom indício de uma melhoria no Carnaval e também na economia da ilha.

As críticas em relação à governação do MpD baseiam-se ainda nos problemas da ilha que ainda não tiveram uma solução concreta e, neste particular, medidas que possam melhorar o ambiente económico e trazer mais empregos para São Vicente. E o sentimento é que a ilha precisa de mais.

“O Governo tem falado muito bem, mas são necessárias medidas concretas que possam ajudar a ilha, visto que o emprego ainda é um problema sério na ilha”, diz Odair Fortes. Para ele, as medidas para ajudar a diminuir o problema têm que ser uma prioridade. “O Governo precisa ainda de fazer mais para haver empregos na ilha”, afirma Ana Silva, que acrescenta que se as pessoas não sentirem na pele as medidas, não irão conseguir avaliar o Governo de forma positiva.

Num balanço resumido: o Governo já demonstrou trabalho nalgumas áreas, sendo a cultura uma delas. Tem falado bem sobre os projectos que pretende implementar, mas as pessoas ainda precisam de sentir na pele as medidas. O emprego é uma das metas a alcançar para que a avaliação seja positiva não só para o Governo mas também para que as famílias possam alcançar o bem-estar pretendido. E ainda, que um ano já é algum tempo para haver algumas medidas concretas para o desenvolvimento da ilha, mas que ainda vai a tempo.  

  1. SVICENTINO

    Pessoal, ca bzot tcha ser enganod assim…. apoio pa Carnaval foi só 4700 contos….nada comparavel com o orçamento de estado….
    Nunca um pensa que bzot tava contenta k tao pouco
    Por favor, bzot pensa…..o que é isso???
    Onde Terminal de Cruzeiros, emprego, melhoria na investimentos, emprego, estradas, etc etc????

  2. cabral

    Na um ano, Governo da 4700 contos pa realizaçao e Carnaval e já bzot contentá???
    Credo…..
    Ministra dze que há que travar o crescimento de Sao Vicente, foi claramente visto na Orçamento de Estado em que a segunda economia do País e a segunda ilha mais populosa foi relegado pa 5to lugar de investimentos.
    Onde Augusto, onde deputados de SV?
    Mais uma vez São Vicente será só dedo na oi que ess ta bem dá nos…..
    Projetos que não sairão do papel

  3. bs

    Se essa é a elição, significa que o Governo ainda não fez nada por São Vicente

  4. bs

    Se essa é a eleição, significa que o Governo ainda não fez nada por São Vicente

  5. Got Pelod

    Um tem estod ta pensa se de facto nôs de Soncent ta reflecti a sério sobre o que é desenvolvimento de facto….desde tomada de posse de governo, para além de descriminação positiva na carnaval com uns míseros 4700 paus, ca teve mas nada de especial….teve sim um monte de bla bla…ma bla bla tud gent ta cansod del….fasé kê bom nada….Soncent ma Fogo foi kis pérolas na campanha de MPD…es prometê mundos e fundos pa kis 2 ilha, ma se calhar is mundos é de outras galáxias e es fundos é bem mas profund k nós capacidade de alcance em apneia….sector de pesca, ca teve nada de especial, para além de un desestruturação em curso e licenciamentos suspeitos, agricultura parece que foi eskecid, tonte é k nem un investimentezinho na infra-estruturas de feira agro-pecuaria de Rebera de Vinha danificod es ca pud fasé. Sector de Turismo ainda gent ca uvi nada, conta mas oiá, cultura, se bo trá carnaval, ainda gent ca sinti nada em especial por parte de ministro criativo. Port de águas profundas e terminal de cruzeiros, ainda é so bla bla e ta impurrá pah depos. Melhoria de ambiente de negócios e emprego no ti ta bem fca li ta guital até k pestana quemá….

    Bom, mas como ainda tem tempo, txam bem fasé um pipoca pa esperá desenvolvimentos de is cenas de próximos episódios….

  6. Julio Goto

    … Sao Vicente tem tudo para dar CERTO.
    A situacao da Ilha e causada pelo PRO PRAIA e deputados CASTRADOS da Ilha.
    Sao eles Manuel Inocente,Filomena Martins ,Alexandre Novais,Jorge Santos e o Antonio Monteiro e todos os grupos por eles liderados,
    Podia mencionar o Alcides Graca e o Joao do Rosario e comitiva ,eles ainda tem tempo para inverter a marcha dos anti Sao Vicente .
    Qual e o futuro da Praia da Laginha depois de ter recebido o ENTULHO extraido no Porto Grande ? (espasso para um campo de futball/vollei de praia de alta qualidade)
    Qual e a funcao dos amrmazens de ARROZ numa praia urbana mais frequentada no Pais? (hectares de terreno onde podia ser construido ,hoteis a Beira Mar etc.etc…
    Na minha opiniao Sao Vicente encontra-se a DRIVA nas maos de GAROTOS armado em Politicos.
    Onde foi parar as Bolinhas de sabao do Mindelo meeting Pointe do Xaxa Novais e C.Ltd.?

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.