Março – Mês do Teatro 2017, com dez estreias e três reposições

9/03/2017 08:26 - Modificado em 9/03/2017 08:26
| Comentários fechados em Março – Mês do Teatro 2017, com dez estreias e três reposições

Arranca no dia 10 de Março, sexta-feira, mais uma edição de Março – Mês do Teatro, que este ano traz na sua agenda treze (13) espectáculos e uma performance.

De acordo com Luana Jardim, dos treze espectáculos agendados pelos grupos que são os únicos responsáveis pela organização do evento teatral, dez são estreias e três reposições. E das estreias duas são infantis.

O mês de teatro arranca com o espectáculo “Mor, vou pousar Nua”, do grupo teatral Somá Cambá, que conta com a encenação de Péricles Silva, no Centro Cultural do Mindelo (CCM).

Luana Jardim diz que o mês de teatro foi estendido para os dias 01 e 02 de Abril, por uma questão de logística, já que tem havido muita adesão dos grupos que têm trabalhado afincadamente no desenvolvimento teatral e, por isso, foi difícil de encaixar os espectáculos, devido ao pouco espaço para fazer teatro.

Para além dos espectáculos, o mês de teatro conta com diversas actividades paralelas, entre elas, uma conversa aberta com a companhia de teatro Somá Cambá sobre as 4 estrelas no dia 11 no pátio do CCM, sábado, e no mesmo dia, acontece uma Assembleia-Geral da Associação Mindelact, com o objectivo de eleger os novos corpos directivos, bem como decidir para quem irá o prémio de Mérito Teatral 2017, agendado para o dia 27 de Março.  

Será ainda introduzido um dia de poesia no dia 21, denominado Micadinaia Fest, que segundo António Tavares, surge de uma grande vontade de criar um dia de poesia, um sonho de João Varela.

“Queremos que Mindelo, acorde diferente”, afirma. Em termos de actividades, não levanta o véu sobre o que podemos esperar, preferindo manter tudo em sigilo para que seja uma surpresa. Será instalado na cidade e culmina no CCM”.

Além do CCM e da Alaim, o Centro Social de Ribeira Bote, Quintal das Árvores, Escola de Espia, serão os outros palcos do mês de teatro.

Para a organização desta edição, a Associação Mindelact conta com as parceiras do CCM, dos grupos de teatro de São Vicente que são os organizadores do evento, do Centro Cultural Português, da Alaim e Aliance Française. Jardim realça ainda que desde o ano passado que não tem havido feedback da Câmara Municipal sobre a organização do evento Março – Mês do Teatro.

Março – Mês do Teatro foi institucionalizado em 2000 e as actividades prolongam-se ao longo do mês e têm o ponto alto habitualmente com a comemoração do Dia Mundial do Teatro, a 27 Março e a entrega do Prémio de Mérito Teatral.

“É o segundo pólo de actividade anual do teatro em Cabo Verde. Institucionalizado em 2000, as actividades prolongam-se ao longo de todo o mês e em todo o país onde haja grupos de teatro em actividade. Culmina com a Comemoração do Dia Mundial do Teatro a 27 de Março, e a entrega do Prémio de Mérito Teatral”. 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.