Mandingas enterram Carnaval no Domingo

3/03/2017 07:51 - Modificado em 3/03/2017 07:51
| Comentários fechados em Mandingas enterram Carnaval no Domingo

Como tem sido hábito todos os anos, este ano não deixa de ser diferente e, uma vez mais, os Mandingas de Ribeira Bote irão fazer o encerramento do Carnaval de São Vicente, com o famoso enterro do Carnaval que acontece este domingo, a partir da residência dos Mandingas de Ribeira Bote.

São eles que logo no início do ano fazem o anúncio do Carnaval com o primeiro desfile, no primeiro domingo de Janeiro. Mascarados, com batucada e uma grande enchente de pessoas, é feita a abertura do Carnaval e, com lógica, são responsáveis pelo seu encerro.

O Carnaval oficial, ou seja, o concurso da festa do Rei Momo terminou na quarta-feira, mas os Mandingas deixaram bem claro nos últimos tempos que quem faz o encerramento desta festa são eles e a população não diz o contrário, aliás, é conivente com isso, já que milhares de pessoas são esperadas este ano para a “marcha fúnebre”.

Ano após ano, a tradicional e simbólica “marcha fúnebre”, tem arrastado milhares de pessoas pelas ruas de São Vicente que aceitaram, desta forma, dar por encerrado mais um ano do Carnaval do Mindelo e a questão agora é como é que será este ano?

A festa do Rei Momo terminou esta quarta-feira com a consagração do grupo carnavalesco Vindos do Oriente como campeão do Carnaval, arrebatando o título pela segunda vez, desde o seu regresso em 2014.

Mas o acto concreto será a fila de pessoas que irá levar o “caixão”, independentemente do trajecto feito, desde Ribeira Bote até à Avenida Marginal onde o caixão será lançado ao mar na “Praia d´Catchor” até que seja ressuscitado no próximo ano.

Este simbolismo é acompanhado pelos Mandingas que levam o caixão até ao mar e deixam que seja levado pela maré, como faziam os Vikings, para que na próxima vida, ou melhor, no próximo ano, tenham uma vida mais próspera. Esta já é outra das grandes tradições carnavalescas de São Vicente e muitos aproveitam também para se banhar e, como diz a lenda, o mar renova as energias.

Agora, o Carnaval e os Mandingas só serão “ressuscitados” no próximo ano. Bem-haja ao Carnaval de São Vicente que de ano para ano só tem trazido coisas boas para São Vicente e a esperança é que no ano seguinte renasça de forma que a ilha possa tirar melhor proveito dele.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.