Carnaval Mindelo 2017 superou todas as expectativas

1/03/2017 07:46 - Modificado em 1/03/2017 07:47
| Comentários fechados em Carnaval Mindelo 2017 superou todas as expectativas

Com o tema “Na rota dos emigrantes”, o grupo campeão de São Vicente, Monte Sossego abriu o desfile oficial do carnaval quase na hora marcada, passados apenas alguns minutos das 14:30. 

Com três carros alegóricos, sendo o ultimo uma homenagem ao grupo teatral de Santo Antão, Juventude em Marcha, que também esteve presente, formando uma ala Com cerca  1700 foliões, o grupo carnavalesco do Monte Sossego, conforme opinião do público, fez um desfile digno do campeão em título do carnaval de São Vicente, que quer revalidar o título e conquistar o 11º título de campeão.

O grupo levou ao “sambódromo” mindelense, três rainhas e um rei, que desfilaram ao som da música “Nós emigração” de Constantino Cardoso, e batucada do maestro Edir Brito, com 130 elementos.

O segundo grupo a desfilar, foi o grupo Flores do Mindelo, com 14 participações na festa do rei Momo mindelense, este ano veio disposto a quebrar o jejum de seis anos, mas parece ter-se distanciado, em termos de apresentação, dos restantes três concorrentes, Monte Sossego, Cruzeiros do Norte e Vindos do Oriente, já que de acordo com o público presente o júri terá maiores dificuldades em decidir entre estes três quem é o campeão do carnaval de São Vicente 2017.

Com o enredo “Navegantes do mar alto”, o grupo, que apesar das dificuldades levou uma vez mais a rua de Lisboa dezenas de foliões, divididos em 9 alas, três carros alegóricos, duas rainhas e um rei e apenas a Porta-bandeira do grupo, sem o Mestre Sala, e também sem a sua rainha de bateria habitual, que foi para os lados do Monte Sossego, em última hora, para um dos lugares de destaque do grupo.

Seguiu-se depois o “Cruzeiros do Norte”, com algum atraso, o que provocou diversas reclamações provenientes do grupo “Vindos do Oriente”, que entrava logo a seguir, entrou na rua de Lisboa desfilando cerca de 1000 figurantes. O grupo que há três anos consecutivos  ocupa o terceiro lugar, este ano trouxe às ruas do Mindelo, um “grande” desfile com o tema é “Luz, Vida e Matéria”, e segundo a direcção do grupo, o objectivo é sair do terceiro lugar e, no caminho a conquista do troféu perdido em 2014, para o  Monte Sossego.

Com doze alas, três carros alegóricos, duas rainhas e um rei, o tricampeão do carnaval de São Vicente, trouxe na comissão da frente o teatro. Esta é a nona participação do grupo carnavalesco “Cruzeiros do Norte”, no “sambódromo” mindelense.

Para além dos seus adeptos de sempre, o grupo este ano, trouxe uma ala de Salamansa, que é o objectivo de fazer com que todas as comunidades brinquem o carnaval.

O grupo “Vindos do Oriente” foi o último a entrar no sambódromo nesta que é a sua quarta participação no concurso, depois do seu regresso em 2014 de uma paragem de 10 anos.

Apesar do atraso, que segundo membros do grupo, deveu-se a desorganização do grupo carnavalesco Cruzeiros do Norte, que não respeitaram as regras da comissão e em vez de entrarem pelo lado da alfândega entram por outro lado, o que congestionou o local de concentração e, garantem que desde das 15:30 estavam preparados para entrar na “Rua de Lisboa”, reclama Emanuel Rodrigues, delegado do grupo.

“Rota da seda” foi o enredo escolhido para o desfile deste ano, com duas músicas, “Na rota da seda” de João Carlos Silva e Anísio Rodrigues e “Seda pura” de Constantino Cardoso e, com batucada de “Mindel Samba”.

“O objectivo é a conquista do título”, afirma Dona Lili, presidente do grupo que acredita que o grupo “fez mais um grande desfile”.

Uma vez mais, o carnaval do Mindelo sai vencedor, com um carnaval que superou todas as expectativas que foram criadas à sua volta e, os grupos corresponderam na íntegra.

O primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente e o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, foram algumas das figuras que se destacaram no palanque principal à assistir ao desfile.

O desfile terminou por volta das 20 horas. O júri não tem tarefa fácil para decidir os melhores e hoje, a partir das 10 horas, em frente ao Mercado Municipal, serão divulgados os resultados do concurso.

No Carnaval de 2016, o Monte Sossego ficou em primeiro lugar, seguido de Vindos do Oriente, Cruzeiros do Norte e flores do Mindelo.

Fotos: Deluca Monteiro

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.