IUE quer apostar na introdução de cursos de línguas

28/02/2017 08:14 - Modificado em 28/02/2017 08:14
| Comentários fechados em IUE quer apostar na introdução de cursos de línguas

O Instituto Universitário de Educação pretende mudar os planos dos cursos de formação de professores de modo a trazer maior qualidade de ensino e acompanhar os desafios do sistema educativo. Para isso, o IUE reuniu os quadros num atelier de reflexão sobre futuras ofertas formativas. O Presidente do IUE reconhece que há necessidade de mudar os planos de estudo. A não ministração de cursos de línguas representa uma das fraquezas deste Instituto, por isso, querem apostar na introdução desses cursos para responder às necessidades.

 

O IUE reuniu-se nesta segunda-feira, 27, na Escola de Formação de Professores para debater sobre futuras ofertas formativas. António de Jesus, Presidente do Instituto Universitário da Educação reconhece que o Instituto ainda padece de diferentes lacunas e que o plano de estudos não corresponde aos desafios do sistema educativo cabo-verdiano.

O ensino de línguas é uma das apostas que o Instituto pretende explorar, uma vez que o ensino trouxe outros desafios com a introdução das línguas a partir do Ensino Básico. Com essa introdução, o Instituto sente-se não preparado para responder.

O Presidente acredita que as ofertas formativas devem ir de acordo com a demanda. “Aquilo que devemos fazer é reajustar as nossas ofertas formativas. O mesmo afirma que os desenhos de alguns dos cursos ministrados pelo IUE não se alinham com os anseios dos cursos que a UNICV oferece”.

Jesus defende que a instituição do Português como segunda língua por parte do Governo obriga a mudanças no plano de cursos e revisão do plano de estudos. Contudo, considera que para responder de imediato é necessária a construção de cursos modulares orientados para a didáctica específica do ensino de línguas estrangeiras, sobretudo, da língua Portuguesa e realização de acções de formação para os docentes que já se encontram a trabalhar.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.