Angola: Nova fábrica embala mil toneladas de hortofrutícolas por ano

27/02/2017 10:42 - Modificado em 27/02/2017 10:42
| Comentários fechados em Angola: Nova fábrica embala mil toneladas de hortofrutícolas por ano

Um grupo privado angolano está a investir meio milhão de dólares (475 mil euros) para instalar em Luanda uma fábrica que vai embalar cerca de mil toneladas de frutos e legumes por ano.

A informação consta do contrato de investimento entre a empresa Agrocape – Comércio e Distribuição de Bens Alimentares, e o Ministério da Indústria, oficializado a 31 de janeiro, ao qual a Lusa teve hoje acesso.

Trata-se de uma fábrica «vocacionada ao tratamento e embalamento de hortofrutícolas», a instalar em Viana, arredores de Luanda, para criar 33 postos de trabalho, sendo o projeto considerado pelo Governo angolano como «relevante para a indústria de bens alimentares», lê-se.

O contrato de investimento prevê uma capacidade de produção e embalagem naquela fábrica, em média, de 529,9 toneladas de frutos diversos e 446,5 toneladas de legumes, anualmente.

No contrato de investimento, o Ministério da Indústria compromete-se a «proceder ao licenciamento da atividade e a facilitar as condições que garantam o equilíbrio funcional do projeto».

Angola vive uma profunda crise económica, financeira e cambial decorrente da quebra para metade, desde finais de 2014, das receitas com a exportação de petróleo.

O Governo angolano lançou em janeiro de 2016 um programa que visa dinamizar a produção nacional e diversificação além do petróleo, para travar as importações e aumentar as exportações, gerando outras fontes de divisas, sendo a agricultura a principal aposta.

Mais de dois milhões de famílias angolanas vivem da agricultura, setor que emprega no país 2,4 milhões de pessoas e que conta com 13.000 explorações empresariais, segundo dados governamentais

 

abola.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.