Indzayz Fortes é Rapper e ministra palestra aos mais novos com o objectivo de despertar neles o espírito crítico

24/02/2017 08:33 - Modificado em 24/02/2017 08:33
| Comentários fechados em Indzayz Fortes é Rapper e ministra palestra aos mais novos com o objectivo de despertar neles o espírito crítico

Indzayz Fortes é um jovem universitário santoantoniense que reside em São Vicente. Indzayz tem também na música Hip Hop uma das suas paixões. O jovem, neste momento, está a ministrar palestras em escolas secundárias com o intuito de despertar nos jovens alunos o espírito crítico em relação à música rap sobre as influências negativas que esta pode trazer se for mal consumida.

Ao NN, o MC santoantoniense diz que a ideia surgiu após um convite para uma conversa aberta com os alunos da turma H do sétimo ano da Escola Secundária Jorge Barbosa. Neste momento, encontra-se em Santo Antão de férias, onde começou na Escola Secundária do Coculi e, agora, encontra-se na Escola Secundária Suzete Delgado.

Indzayz diz que o objectivo específico dessas palestras é o de apresentar aos mais novos uma segunda opção, ou seja, mostrar-lhes que é possível aproveitarem a vida sem dependerem de vícios, para além de destacar os perigos das letras de Rap mal direccionadas e das tendências actuais.

“Uma das minhas maiores preocupações como MC é ver a influência que o rap tem sobre a juventude neste momento. Essa influência nem sempre é a mais positiva a nível do consumo de drogas e de álcool. Esses adolescentes precisam de uma direcção diferente, uma segunda opção. E ninguém melhor do que um rapper para alertá-los sobre os perigos desses tipos de músicas”, afirma.

Para o MC, o rap é um dos, senão o estilo musical mais consumido pelas camadas mais jovens. E nem sempre essas letras trazem um conteúdo educativo ou mesmo construtivo para os adolescentes. “Por isso, tento despertar neles um espírito crítico de forma que sejam capazes eles mesmos de conseguirem identificar e aproveitar a parte positiva e, rejeitarem a parte negativa das músicas que chegam até eles”, alude.

Indzays diz que como rapper luta por um mundo melhor e uma das melhores formas para alcançar isso é ter uma juventude preparada para isso e com capacidade crítica. Isto é, uma juventude capaz de separar o certo do errado, capaz de analisar o meio que a circunda e escolher os melhores caminhos. Apontar os problemas e apresentar as soluções”.

“Os problemas sociais exigem soluções conjuntas. Sozinho não tenho soluções. Tento dar-lhes concelhos para evitarem certos vícios, para se valorizarem a eles próprios, para poderem ficar fora desses problemas. E quando despertar esse espírito crítico neles, aí sim, vamos ter uma juventude e um colectivo capaz de apresentar soluções”, adianta.

Indzayz Fortes afirma que até agora, a experiência tem sido excelente e melhor do que esperava. Tanto é que os professores acabam por lhe pedir para voltar a fazer noutras turmas. O jovem tem como objectivo principal espalhar a sua mensagem em todas as escolas secundárias da ilha de Santo Antão e, como diz, “só quero plantar uma semente em cada escola”.

Nesta empreitada, Indzayz agradece os professores que têm cedido as suas aulas para estes encontros e também o seu amigo Marvin Spencer que o tem acompanhado desde o início desta trajectória.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.