José Maria Neves destaca necessidade de resolução de pendências Laborais dos professores para uma “educação de excelência”

18/09/2023 13:56 - Modificado em 18/09/2023 13:56

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, enfatizou a urgência na resolução das pendências laborais dos professores, ao proferir a sua mensagem por ocasião da abertura do Ano Letivo 2023 e sublinhou a importância de estabelecer um “clima de diálogo, confiança e bom senso”.

Em sua mensagem por ocasião da abertura do Ano Letivo, o Presidente da República de Cabo Verde dirigiu palavras de saudação e encorajamento a todos os envolvidos no processo educativo do país.

“No regresso às aulas, saúdo com muita alegria, os alunos, professores, pais e encarregados de educação, bem como os funcionários e todos os que se encontram envolvidos no arranque deste novo ano letivo, ou seja, no processo de construção do futuro de Cabo Verde. Faço votos para que tudo decorra com normalidade e tranquilidade em todo o território nacional”, afirmou o presidente.

O chefe de Estado também destacou o compromisso histórico das famílias cabo-verdianas com a educação, observando que ao longo de várias gerações, elas têm investido esforços significativos na educação de seus filhos. O presidente expressou a esperança de que essa tradição perdura, ressaltando que “a melhor via para a ascensão social é pelo caminho da educação.”

José Maria Neves também enfatizou a importância de uma educação de excelência em um mundo cada vez mais competitivo, e salientou a necessidade de recrutar os melhores professores, com sólida formação científico-pedagógica, e garantir sua motivação e desenvolvimento contínuo.

“Concomitante com a atenção a ser dispensada com a qualidade do corpo docente, a rede de infraestruturas e o seu modelo de organização, os equipamentos e os programas, devem merecer uma preocupação similar”, acrescentou o presidente.

Além disso, o presidente apelou à resolução das pendências relacionadas com questões laborais e ao estabelecimento de um “clima de diálogo e confiança no sistema educativo”, lembrando que isso contribuiria para um ambiente de trabalho mais saudável, motivado e eficiente.

Os desafios a serem enfrentados, segundo Neves, incluem a reforma do sistema educativo, a mobilidade dos docentes, a acessibilidade de estradas de penetração, a segurança no transporte de alunos e a redução da superlotação de turmas.

Por fim, o presidente manifestou seu profundo respeito e gratidão aos professores cabo-verdianos, reconhecendo o “valor inestimável de seu trabalho” na formação das gerações do país.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.