Ivanildo Delgado: um artista em busca do seu espaço

16/02/2017 08:44 - Modificado em 16/02/2017 08:44
| Comentários fechados em Ivanildo Delgado: um artista em busca do seu espaço

Ao entrar em Vila Nova, pode-se notar a imagem de um grafiti com alusão à quadra natalícia. Um dos executores da obra é Ivanildo Delgado, um jovem artista mindelense independente, autodidacta e versátil, especialista em artes gráficas como desenho de caricaturas, banda desenhada, paisagens, pintura de telas e tecidos, grafiti, entro outros. Artista que procura o seu espaço.

Como relembra, desde muito cedo começou a ganhar o gosto pelo desenho. “Desde criança, mal via alguma coisa queria logo adaptá-la. Quando somos mais pequenos vemos muitos desenhos animados e, naquele período, tentava sempre reproduzi-los”. Estes episódios levaram Ivanildo a acreditar que sempre teve o gosto pelo desenho dentro dele.

Aos catorze anos, diz que se consciencializou de que tinha “jeito” para esta arte. Esta constatação veio na sequência do próprio ter verificado uma certa evolução nos seus desenhos. “Se consegui fazer desenhos, pensei que poderia chegar mais longe”. Uma parte da sua evolução diz respeito à prática. Como Ivanildo sublinha, “não passo um dia sem fazer um desenho, mesmo que seja apenas um rabisco”.  

Desenho significa “expressão e liberdade”. E nesta arte encontrou também uma forma de exprimir o que sente, ao mesmo tempo que dá asas ao seu imaginário para desenhar o que quiser. Uma das suas expectativas “é ser reconhecido pelo meu trabalho” e ter um ateliê próprio.

Ivanildo já trabalha num ateliê de arte na ilha e informa que dentro deste ateliê conseguiu aprender muito, isto ao aprimorar as técnicas e também como organizar a parte do negócio, algo que desconhecia.

“Gostaria de ter o meu próprio ateliê e assim poder dedicar-me mais à arte”. Mas, as dificuldades ainda não lhe permitem alcançar este objectivo. Dificuldades em espaço e materiais e diz que já teve algumas promessas de ajuda, mas nada ainda se materializou. Objectivo que não está dissipado, uma vez que agora, Ivanildo está a despender esforços na divulgação do trabalho que há muito tempo vem fazendo.

“Mesmo que as coisas possam ficar difíceis, poderei lá chegar” é o seu lema.

Dos trabalhos que tem feito, constam caricaturas de artistas nacionais como Suzana Lubrano, Cesária Évora e Cremilda Medina. Alguns projectos realizados com outros artistas como Ró do Interart na Praça Dom Luís, com Salatiel Tavares, na escola do EBI – Praça Nova, Clube Ribeira Bote, Kidslândia, entre outros lugares. Já produziu desenhos para a capa de álbuns para MC Seiva e, agora, encontra-se envolvido num projecto de reprodução de caricaturas para um novo projecto musical que vai surgir em breve. Também já participou na realização de grafiti para vídeos musicais. Ainda dá o seu contributo na realização de projectos de trajes de carnaval.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.