Hospital Agostinho Neto: Enfermeiros vão para a greve

15/02/2017 00:37 - Modificado em 15/02/2017 00:37
| Comentários fechados em Hospital Agostinho Neto: Enfermeiros vão para a greve

A greve dos enfermeiros do Serviço Nacional de Diálise está marcada para esta quarta e quinta-feira, 15 e 16 de Fevereiro, e ainda se discute da necessidade da sua realização. Para o Presidente do Sindicato dos Enfermeiros, José Sanches, em conferência de imprensa, a greve pode não se realizar se o PCA do Hospital Agostinho Neto “voltar atrás nas suas decisões”. E garante a preocupação com os doentes e diz que a classe, no caso de greve, vai “prestar os serviços mínimos”.

O Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, em entrevista à RCV, diz que da sua análise, os direitos dos enfermeiros não estão a ser violados. E acredita que o espírito de responsabilidade da classe pode levar à suspensão da greve. “Se ponderarmos e ouvirmos as razões dos técnicos e da direcção do hospital, verificamos que é um problema de gestão”. E acredita “na boa-fé por parte da direcção do hospital em encontrar uma solução”.

Mas, do lado do sindicato dos enfermeiros, “quem está a obstruir o entendimento é o próprio PCA, porque os enfermeiros apresentaram após uma negociação, três propostas de escala e nenhuma delas foi aceite”. Acrescenta ainda que o PCA não conhece o funcionamento do centro de diálise e que este se baseia em exemplos de funcionamento de clínicas privadas, enquanto que se trata de serviço público.

“Desde a primeira hora se pautou pelo diálogo franco, mas encontrámos pela frente uma administração insensível ao diálogo, prepotente e autoritária”. Para os enfermeiros, os interesses dos doentes “estão acima de tudo” e asseguram que esperam que os doentes não tenham problemas pela falta de entendimento entre os enfermeiros e a direcção do hospital.

Justificando as críticas do PCA sobre enfermeiros em escala que ficavam em casa, diz que os enfermeiros depois das dez e meia voltam para as suas casas e ficam em regime de chamada. E no caso de não acontecer, voltam ao trabalho no dia seguinte.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.