Luís Barros é o grande vencedor da preliminar do campeonato nacional de xadrez 2023

8/10/2023 22:14 - Modificado em 8/10/2023 22:17

Luís Barros, da Académica da Praia, Santiago, é o grande vencedor da pre­liminar do 7.º Campeonato Nacional Individual Absolu­to (CNIA) realizada de 06 a 08 de Outubro de Maio a 03 de Junho, na Cida­de do Mindelo. Jorge Bryan Silva, do Clube Desportivo ODERF do Sal, classificou-se em segundo lu­gar e a fechar o pódio e o apu­ramento ficou David Anes, da Casa do Benfica da Praia.

Os três junta-se aos já apurados para a fase final do nacional, que acontece em Dezembro, na Ribeira Grande de Santão Antão.

Para o vencedor, foi uma prova bastante competitiva, tendo em conta que o primeiro classificado foi decidido através de critérios de desempate, já que os três classificados ficaram empatados com os mesmo pontos.

Agradeceu a família, a FCX pela organização do evento, os participantes por ter sido um torneio “muito duro”.

O xadrezista, que também faz parte da instituição Policia Nacional reconhece que será um nacional difícil, mas diz que vai preparar da melhor forma para ir o mais longe possivel.

Já o presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez, foram 21 inscritos e dois acabaram por desistir, entre eles o campeão regional de São Vicente por motivos profissionais.

No entanto, apesar de ter sido dias extenuantes, mostra-se satisfeito com a prestação de todos os participantes e acredita que a fase final, em Santo Antão vai ser um dos campeonatos nacionais mais fortes de todos os tempo.

Participaram nesta fase preliminar 19 jogadores (12 re­presentando equipas de S. Vicente – 7 representando o Amarante, 4 o CS Mindelense e Falcões do Norte com uma representação. Quatro xadrezistas represen­tando a ODERF da ilha do Sal; 1 representando a Académica da Praia e 1 representando a Casa Benfica da Praia; 1 representando a Escola Baltazar Lopes da Silva, de São Nicolau e 1 repre­sentando o Rosariense, de Santo Antão).

O VII Campeonato Nacional Individual Absoluto (CNIA) de Xadrez realiza-se em Dezembro no Concelho da Ribeira Grande de Santo Antão, organizado pela Federação Cabo-verdiana de Xadrez, e conta com o concurso de 10 concorrentes.

Luís Barros, Jorge Bryan Silva e David Anes irão se juntar aos outros jogadores já apurados, nomeadamente, o campeão nacional em título, Mariano Ortega, a campeã nacional feminina,  Célia Rodriguez, o vencedor da Taça de Cabo Verde 2023, Gil Teixeira da região Santiago Norte, e ainda os jogadores com os três melhores ‘rankings’ na lista deste mês da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

    Elvis Carvalho

    Comente a notícia

    Obrigatório

    Publicidades
    © 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.