São Vicente: CNAD apresenta projecto de requalificação arquitectónica do Centro Nacional de Artesanato e Design

24/01/2017 09:10 - Modificado em 24/01/2017 09:10
| Comentários fechados em São Vicente: CNAD apresenta projecto de requalificação arquitectónica do Centro Nacional de Artesanato e Design

Apresentação e discussão do projecto de requalificação arquitectónica do Centro Nacional de Artesanato e Design, no Mindelo, no palco do CNAD. Projecto desenvolvido pelo arquitecto, Ramos Castelhano após ter sido desafiado pela nova direcção do centro.

O Ministro da Cultura, Abraão Vicente, afirma que o referido projecto tem em vista envolver toda a cidade do Mindelo, “pois leva a génese e o ADN, à missão de ter na cidade do Mindelo referências onde possamos projectar como sendo uma das cidades criativas e com mais projectos de toda a Costa Ocidental Africana”. O projecto tem repercussão internacional através do Centro Nacional de Artesanato e Design.

“E porque não colocar Mindelo na rota daquilo que são as cidades que tratam os seus monumentos ou património de forma a autenticar, não só o passado, mas também o futuro?”, questiona Abraão Vicente.

De acordo com o arquitecto do projecto, Ramos Castelhano, este é o resultado da análise de vários factores, nomeadamente, sociais, antropológicos, económicos, arquitectónicos em que todos os factores analisados têm a ver com a ilha de São Vicente e a sua situação actual, a cultura”, explica.

O projecto encontra-se avaliado entre os 40 e os 50 mil contos, portanto, não é um projecto para “arrancarmos hoje, mas o que realmente queria mostrar é que são possíveis novas formas arquitectónicas e dar qualidade à forma como vemos a arte e é necessário que Cabo Verde tenha referências arquitectónicas”, realça o Ministro da Cultura.

O projecto está divido em três estruturas, o edifício antigo, Casa do Senador Vera Cruz, o pátio e o novo edifício cada um com vida própria seja arquitectónica seja a nível funcional. À proposta do CNAD com os três espaços a viverem de forma independente e dialogada harmoniosamente entre si, durante a apresentação alguns cidadãos opinaram sobre o projecto de requalificação arquitectónica no centro com uns contra e outros a favor.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.